Estudos indicam que, ainda dentro do útero, a audição é o primeiro sentido do bebê a se desenvolver. Dessa forma, antes de nascer, ele já tem contato com sons – sejam eles internos ou externos. Algumas mães, inclusive, criam o hábito de colocar músicas para tocar perto da barriga.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Após o nascimento, as canções passam a fazer parte da vida da criança de maneira mais intensa. Entre uma brincadeira e outra, ouvindo ou cantando, o contato com a música passa a ter um papel importante no aprendizado.

A música ajuda no desenvolvimento da linguagem

Conforme aponta pesquisa realizada por neurocientistas do Instituto do Cérebro da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a música desenvolve significativamente a fala e a leitura da criança.

Ao ouvir e cantar músicas, ela memoriza palavras que irão favorecer posteriormente no vocabulário, na formação de frases e na dicção. Além disso, a criança consegue absorver a mensagem e o sentido transmitido pela canção, da mesma forma que ocorre com a leitura de um livro, por exemplo.

Continua depois da publicidade

> Exposição das crianças a telas pode causar ansiedade, depressão e irritabilidade

Música na escola

A música também desempenha papel importante durante o período de escolarização, pois contribui no processo de alfabetização e aprendizado infantil. No Brasil, conforme determina a Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, o ensino da música – assim como das artes visuais, dança e teatro – é um componente obrigatório nos currículos da educação básica.

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica, a música e outras atividades, como leitura de histórias, desenho e jogos, devem ser igualmente valorizadas nas instituições de ensino.

> Constipação na gestação: alimentação saudável e consumo de água podem auxiliar na melhora do quadro

Melhora da expressão corporal e capacidade motora

O corpo também é estimulado a acompanhar o ritmo da música, algo muito positivo para o aprimoramento da expressão corporal. Além disso, tocar instrumentos musicais auxilia no desenvolvimento da capacidade motora infantil.

Continua depois da publicidade

Contato com diferentes culturas

A música, que está presente em todas as partes do mundo, também pode ser uma forma da criança ter contato com diferentes culturas. A relação com canções nacionais e internacionais, de diferentes épocas, contribui para que o pequeno conheça variados costumes.

Socialização e foco

Quando trabalhada em grupo, a música contribui para a socialização entre as crianças. Além disso, trabalha também o foco, uma vez que para cantar ou tocar instrumentos é necessário manter atenção no ritmo e na melodia.

> Obesidade infantil: conheça as causa e veja como prevenir a doença

Atividade na quarentena

Durante a quarentena, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a música entrou para a lista de atividades para entreter a criançada. Assistir vídeos musicais, ver shows ao vivo na internet ou brincar de cantar com os pais, se tornaram práticas prazerosas e mais comuns durante esse período.

*Por Laleska Diniz 

Leia também

Aprenda a preparar papinhas salgadas para bebês

Quais são os nomes mais registrados nos cartórios em SC em 2021

Conheça o impacto da Educação Infantil de qualidade no futuro das crianças