A cidade de Criciúma recebeu o Selo Diamante de eficiência em transparência pública no Radar Nacional de Transparência Pública. O levantamento é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O município foi o único do Estado com mais de 100 mil habitantes a atingir o nível máximo, com um índice de 95,3%.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O resultado foi divulgado durante o 9° Encontro dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu, no Paraná, nesta quarta-feira (13). O objetivo do levantamento é examinar o nível de transparência dos sites institucionais do poder público, como endereços da União, dos estados ou dos municípios
Para a avaliação do Portal da Transparência de Criciúma, foram considerados tópicos como acessibilidade, contratos, despesas, informações institucionais, informações prioritárias, LGPD, obras e ouvidoria.
Este levantamento faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, sendo a maior avaliação de informações públicas do Brasil.
Continua depois da publicidade
Veja a pontuação de alguns municípios com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina no Radar Nacional de Transparência Pública:
- Criciúma – 95,3% (Selo Diamante)
- Jaraguá do Sul – 94,89% (Selo Ouro)
- Florianópolis – 91,15% (Selo Ouro)
- Blumenau – 90,84% (Selo Ouro)
- São José – 90,56% (Selo Ouro)
- Joinville – 86,74% (Selo Ouro)
- Itajaí – 85,28% (Selo Ouro)
- Chapecó – 71,20% (Intermediário)
O radar é uma ferramenta que serve, ainda, como portal de entrada para os portais da transparência dos órgãos públicos, que participam do levantamento nacional. Os dados e resultados do painel podem ser acessados por meio do link.
Outros certificados para Criciúma
Em 2021, a cidade foi considerada a cidade catarinense mais transparente, recebendo nota 9,95 de dez na Escala Brasil Transparente, avaliação da Controladoria Geral da União (CGU), que analisa a transparência ativa, não obrigatória por lei, e a transparência passiva, obrigatória e prevista na legislação.
Continua depois da publicidade
Leia também
Técnico de enfermagem realiza dois partos com a mesma mãe em ambulância do Samu em SC
Prefeito de Forquilhinha retorna ao cargo após autorização da Justiça
Mais de 45 mil MEIs de SC podem ser excluídos do Simples Nacional por dívidas