Aos 34 anos e com 135 quilos, Franck Rebello quase infartou após subir alguns andares de escada. Pânico. Janelas abertas mas nenhuma corrente de ar era o suficiente para encher os pulmões. Medo de que seria difícil receber socorro, medo de morrer. Mas Rebello sobreviveu e reinventou sua vida através do esporte e de reeducação alimentar. Neste domingo, com 53 quilos a menos, participará do Challenge Family Florianópolis, prova de triatlo com 1900 metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e mais 21 quilômetros de corrida. A vida é curta, e o triatlo é forte.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais sobre esportes outdoor em Aventura SC

::: Florianópolis é a capital do triatlo internacional

O primeiro passo da reinvenção foi reeducar sua alimentação. Com determinação, adequou horários, qualidade e frequência das suas refeições. Em três meses, 30 quilos a menos. O segundo passo, foi buscar uma atividade física. Durou três minutos sobre uma esteira, supervisionado pelo cardiologista.

Continua depois da publicidade

– Fui praticamente expulso da esteira sob risco de ter outra complicação. Com 34 anos, um infarte seria fatal. Precisa mudar, eu ainda sou novo demais – lembra Rebello.

Os treinos evoluíram. Comprou uma bicicleta e passou a correr. Oito meses depois queria fazer triatlo,mas havia outro problema:

– Eu não sabia nadar. Nunca tinha nadado.

Aulas de natação. Treinos de ciclismo e corridas. E os quilos iam se transformando em suor e motivação. Então surgiu a paixão pelo esporte e pelo triatlo. O objetivo agora era completar uma prova do Ironmann, o dobro das distâncias do Challenge Family deste fim de semana.

Continua depois da publicidade

A determinação de Rebello inspirou até mesmo sua esposa. Sempre magrinha, Lisiane Tebaldi também começou a correr e neste sábado participou da prova de cinco quilômetros do evento que ocorre em Jurerê Internacional.

– Ele mudou toda sua vida para uma rotina mais saudável que por tabela mudou a minha também. Agora eu também acordo mais cedo, faço mais coisas. Correr é um novo desafio, mas estou no caminho – comenta Lisiane antes de rir.

Neste domingo Franck Rebello estará às 6h da manhã às margens do mar de Jurerê. Pronto para desafiar o seu corpo em algo que apenas ele acreditava três anos atrás. Quando concluir a prova, doses de endorfina lhe darão o prazer da felicidade de uma criança de três anos.

Continua depois da publicidade