O baralho cigano teve origem na Europa e é um dos oráculos mais populares do mundo. Foi adaptado e divulgado pelo povo cigano, que era fascinado pelo significado místico do mundo do Tarot de Marselha.
Continua depois da publicidade
Ele é um sistema de adivinhação que responde ás questões universais como o amor ou o dinheiro. Existem inúmeros baralhos adaptados do original e, nesse texto, entenderemos a origem e os fundamentos desse sistema divinatório.
Ao longo dos anos, como outros oráculos famosos, o Baralho Cigano tornou-se uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda a refletir sobre a natureza da personalidade do consultor e a esclarecer algumas questões pessoais. É usado para responder a perguntas espirituais ou como guia quando a pessoa está em uma encruzilhada e não sabe qual caminho escolher.
Assim como os baralhos tradicionais, o Baralho Cigano é composto pelas seguintes cartas: Copas, Ouro, Espadas e Paus. A cada uma delas, e a cada Carta, são atribuídos significados específicos. A leitura divinatória é baseada na combinação das cartas.
Continua depois da publicidade
Cada carta rege uma área específica da vida e responde às perguntas que são feitas sobre essa mesma área. Além disso, cada uma delas simboliza um dos quatro elementos que representam as forças do mundo natural, os mesmos elementos que são a base para definir a personalidade astral dos 12 Signos do Zodíaco.
As características naturais de cada elemento representam diferentes áreas e atitudes em relação à vida. Por isso, veja a seguir o significado de cada uma das cartas para o baralho cigano.
Continua depois da publicidade
- Copa – Simboliza o Elemento Água e representa os sentimentos, o lado feminino, as emoções e o amor.
- Ouro – Corresponde ao Elemento Terra e representa a “Grande Mãe”, o mundo material, a família, o lar e o dinheiro.
- Espadas – Simboliza o Elemento Ar e representa o intelecto, a mente, as ideias, o pensamento e a criatividade.
- Paus – Retrata o Elemento Fogo e representa conquista, afirmação, imaginação, as forças transformadoras do Universo e motivação.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Saiba mais sobre cada uma das cartas do baralho cigano
Carta 1 – Cavaleiro
Um cavaleiro é, no sentido literal da palavra, uma pessoa montando um cavalo. Esta carta está sempre relacionada à ação, ao movimento e a atos heroicos.
Carta 2 – Trevo
O trevo simboliza sorte, abundância, prosperidade, fertilidade, sucesso, esperança e fé.
Continua depois da publicidade
Carta 3 – Barco/Navio
O navio representa a viagem, a travessia, a aventura e a expedição. Tem como um de seus significados ser o transporte da alma.
Carta 4 – A Casa
A Casa é como a habitação. É o lugar em que a pessoa realiza seus desejos e sonhos. Como um templo, localizado no centro do mundo, é a imagem do universo para si mesmo.
Carta 5 – A árvore
O símbolo da árvore é, sem dúvida, muito rico e cheio de significados. Ele começou com a descrição de que o Jung fez este emblema em sua obra “Símbolos da Transformação”.
Continua depois da publicidade
Carta 6 – A Nuvem
Um dos mais significativos é o poder de separar os dois mundos: o cósmico e o terreno. Outro aspecto generalizado da nuvem é a natureza confusa, medo, insegurança, mente confusa e assuntos mal definidos.
Carta 7 – A Serpente
Presente em todas as culturas, sua imagem mitológica sempre desempenha um papel fundamental, que está associado à essência da natureza, à fonte original da vida, o princípio organizador do caos antes da própria criação.
Carta 8 – O Caixão
É um símbolo feminino. Pode expressar uma ideia do inconsciente ou corpo da mãe. Significa guardar, proteger, conter mesmo o que é frágil, precioso ou temível.
Continua depois da publicidade
Carta 9 – Rosas
A flor é um símbolo antigo e universal do princípio passivo, apesasr do significado ser diferente em algumas culturas. Representa o nascimento e o ciclo de vida.
Carta 10 – Foice
Símbolo da morte, transformação e renascimento. Também pode ser considerado um símbolo do tempo que destrói tudo. Aquele que colhe o que plantou, as ilusões deste mundo que precisam ser cortadas.
Carta 11 – Chicote
Considerado como um símbolo de relâmpago ou rapidez, também traduz o simbolismo do poder ou direito de infringir a punição. Às vezes, associado ao judiciário, foi atributo de várias divindades da Grécia e Egito.
Continua depois da publicidade
Carta 12 – Pássaros
O pássaro simboliza inteligência, sabedoria, leveza, o divino, a alma, a liberdade e a amizade. O que tem asas e o poder de voar. Em muitas culturas, eles são os mensageiros entre o céu e a terra.
Carta 13 – A Criança
A infância é um símbolo de inocência: o estado antes do pecado e, portanto, do estado paradisíaco. Símbolo em várias tradições pelo retorno ao estado inicial, do qual a infância está próxima.
Carta 14 – A Raposa
Frequentemente significa astúcia e traição. No imaginário medieval, a Raposa aparece como símbolo da mentira, da falsidade, da ganância e da luxúria.
Continua depois da publicidade
Carta 15 – O Urso
Um símbolo de inconsciente, ligado à terra – mãe. É uma representação simbólica de nossos instintos. Significa também falsidade, maternidade, reclusão, tristeza, brigas, discussões e química sexual.
Carta 16 – Estrela
Simboliza o conflito entre forças espirituais e materiais. Traz um significado da luz que nos orienta e ilumina, o destino, o anjo da guarda, a sorte, a força espiritual, a intuição.
Carta 17 – Cegonha
É um símbolo de fertilidade, nascimento e piedade filial. Acredita-se que as cegonhas alimentam seus pais já envelhecidos.
Continua depois da publicidade
Carta 18 – Cachorro
Em várias mitologias, o cão está associado a impérios subterrâneos e invisíveis, e possui um significado simbólico relacionado à morte e ao inferno. Mas o cachorro também é um símbolo de lealdade.
Carta 19 – Torre
A torre está associada à proteção, firmeza, elevação, tentativa do homem de elevar-se, alcançar os céus e tornar-se Deus, a busca pelo divino.
Carta 20 – Jardim
Símbolo dos paraísos terrestres e celestiais. Também é o símbolo da ordem cósmica.
Continua depois da publicidade
Carta 21 – Montanha
A montanha simboliza a transformação, como o centro das revelações atmosféricas, por isso, faz parte do simbolismo da manifestação.
Carta 22 – Caminho/Estrada
Símbolo complexo em culturas e religiões muito diversas. Implícito sempre aos problemas de busca, fuga e perseguição, a viagem externa e interna.
Carta 23 – O Rato
Seu caráter produtivo, faminto e noturno, implica um simbolismo de ganância, atividade clandestina, parasitismo e miséria. Também significa esgotamento físico, mental e espiritual.
Continua depois da publicidade
Carta 24 – Coração
Símbolo de sentimentos no Ocidente e inteligência e intuição no Oriente. Fala sobre amor, afetividade, compaixão e solidariedade. Traz o significado de sentimentos positivos, entusiasmo e romantismo.
Carta 25 – Anel
No aspecto positivo pode simbolizar a conexão, a união, aliança entre casal ou amigos. No aspecto negativo, é a escravidão na relação entre mestre e escravo, uma vez que une e isola.
Carta 26 – O Livro
Entre os muitos simbolismos e significados, o livro traduz: sabedoria, ciência, revelação, manifestação da mensagem divina, ou mesmo, um símbolo do próprio universo. Significa aprimoramento, busca por sabedoria, estudos, conhecimento e reflexão.
Continua depois da publicidade
Carta 27 – A Carta
Está ligada à reflexão, à consideração, ao estabelecimento de limites e testes. Esta carta é mensageira de boas notícias quando não surge acompanhada de outra carta negativa.
Carta 28 – Dama
Ressalta que o mundo nunca conheceu a imagem da mãe consciente. Também representa a pessoa que consulta o baralho cigano ou uma figura masculina importante na sua vida. Tem conexão com o racional e, quando aparece em uma leitura, é a hora de agir com bravura.
Carta 29 – Lírio
O lírio é uma flor que simboliza pureza, inocência e virgindade. Mas também tem simbolismo completamente invertido. Pode simbolizar a tentação da paixão e da excitação sexual. A flor tem uma aparência semelhante ao órgão reprodutor masculino.
Continua depois da publicidade
Carta 30 – O Sol
Significa dinheiro, riqueza, prosperidade, crescimento, luz, energia positiva, expansão e força criativa e criadora.
Carta 31 – A Lua
Ela aponta tanto para a positividade do reconhecimento de méritos e da intuição aguçada quanto para atenção às situações ilusórias ou fantasiosas que podem ser negativas.
Carta 32 – Chave
Além do simbolismo óbvio de abrir e fechar, a chave também está relacionada com o que deve ser visto ou escondido, para penetrar no mistério.
Continua depois da publicidade
Carta 33 – Peixes
Fala sobre abertura e livre arbítrio. Assim, quem a encontra em uma leitura está recebendo mensagens sobre o término de alguma coisa para que outras possam começar.
Carta 34 – Âncora
É um símbolo de estabilidade, firmeza e tranquilidade, assim como em seu sentido negativo, pode estar associada às armadilhas da vida, atraso no desenvolvimento e cristalização.
Carta 35 – A Cruz
A presença da cruz pode detectar a forma religiosa e mística na história de diferentes povos, como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.
Continua depois da publicidade
*Por Kélida Marques
Kélida é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística reikiana. A especialista faz previsões, joga baralho cigano e fala sobre conexões entre almas, entre diversos trabalhos ligados à numerologia e astrologia.
Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre Espiritualidade, Kélida realiza atendimentos on-line, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita.
Leia também
Signos de cada mês e as respectivas datas