As oportunidades de emprego em processos seletivos e concursos públicos têm levado os interessados a dedicar cada vez mais tempo para a preparação. Cada concurso tem seus conteúdos e provas específicas, mas há capacidades que os candidatos precisarão desenvolver, como a memória para guardar tanta informação.

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– A expectativa das pessoas é daquela memória de decorar listas, por exemplo. Só que esse tipo de memória não é necessária em 99% dos conteúdos. Não se cobra, por exemplo, a citação de um artigo. Mas é uma parte indispensável do estudo para se fixar o sentido do que se aprendeu a aplicar nas provas – explica o escritor, palestrante e professor Fernando Mesquita.

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O especialista reforça outra orientação aos candidatos: ler não é estudar. Estudo é processar as informações: ler, entender o que foi lido, fechar o livro e escrever o que se entendeu com as próprias palavras.

Confira oito passos para ir bem em concursos

1. DEFINA A ÁREA

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– Decida se você quer seguir uma carreira na área de formação ou quer procurar novas opções.

– Para a maioria, as alternativas são os cargos de formação geral, administrativos, de áreas de controle e outros que não exigem formação específica.

– Conheça, pelo menos, a essência de cada área para entender por que é interessante escolher uma área, não necessariamente um cargo específico.

2. ESCOLHA OS MATERIAIS

– É preciso ter as ferramentas certas: livros, aulas presenciais, apostilas em PDF, videoaulas e questões (objetivas e discursivas).

– Para descobrir o que mais se ajusta ao seu caso, será preciso experimentar cada um e ver do que se gosta mais.

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– A avaliação final dos materiais é do aluno. O que vai determinar o sucesso é a afinidade com o material e a capacidade de se adaptar a ele.

– Um bom aluno consegue superar um material ruim, mas nenhum material será bom o suficiente para um candidato fraco que não procure melhorar.

3. ESTUDO ATIVO

– Estudo ativo não é somente ler o material de estudo com atenção. É preciso processar as informações que se estuda.

– A melhor estratégia para processar os conteúdos estudados é ler, entender o que foi dito, fechar o livro e escrever o que se entendeu com as próprias palavras.

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– Quando se faz um resumo com o livro aberto ao lado, simplesmente copiando, não há processamento da informação, apenas cópia.

4. ACHE TEMPO PARA ESTUDAR

– Aproveite cada minuto escondido no dia. Há muitos deles (transporte, esperas em filas, intervalos de reuniões e mesmo as sobras do horário do almoço).

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– Evite esperar para começar o estudo sempre na hora certa, como 11h, 12h, 13h. Cada minuto é importante.

– Áudio de aulas ajuda muito quem tem pouco tempo ou tem outras atividades (como cozinhar, arrumar a casa, cuidar de crianças).

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– Experimente acordar mais cedo e dormir mais cedo. De madrugada, antes do dia começar, tudo é mais calmo. Com o tempo, fica mais fácil administrar o sono.

5. MEMÓRIA SE CONQUISTA

– Para a maioria dos concursos, não são necessárias técnicas de memorização literal de textos e números.

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– Claro que a memória é importante, mas dificilmente uma questão vai pedir a citação de um artigo, por exemplo. O que a questão vai exigir é a compreensão do sentido do conteúdo.

– Para isso, será importante revisar aquele conteúdo que foi processado, compreendido. Do contrário, será esquecido.

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– E para a memória funcionar, o material de revisão deve ser marcante, visualmente interessante e visto repetidamente. Veja duas armas para ajudar a memória.

Resumo:

– Use as suas palavras (estudo ativo).

– Use títulos, subtítulos e cores em seu resumo.

– Cores diferentes para assuntos diferentes ajuda a navegar visualmente e a recuperar o que você estuda.

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– Escreva o mínimo possível e, conforme for resolvendo questões e encontrando dificuldades, complemente o resumo.

Mapa Mental:

– É diagrama feito para representar os conteúdos estudados relacionados com uma palavra-chave ou uma ideia central. Por ser visualmente interessante, torna a revisão menos cansativa.

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– Comece sempre pelo centro: seu mapa deve ter uma imagem central, a partir da qual nascem os demais ramos.

– Use uma ou duas palavras por ramo, no máximo. Essa é uma das recomendações mais difíceis que o iniciante encontra para seguir.

– Cada palavra deve ser o maior possível, para não só causar interesse visual, mas também por ser mais fácil de ler e deixar a revisão mais rápida.

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– O tamanho ideal de um mapa mental é uma folha A4 na horizontal em que você consiga identificar prontamente todas as palavras. Se começarem a ficar pequenas, passe para outra folha.

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6. PERIODICIDADE

– A revisão deve ser diária dos seus conteúdos estudados na semana por meio dos mapas mentais.

– No caso de resumos, no mínimo uma revisão semanal, pode ser também a revisão geral de todos os mapas mentais já produzidos.

– Quanto se ver um conteúdo, mais condições de se lembrar dos conteúdos.

7. RESOLVA QUESTÕES

– A resolução de questões é fundamental desde o primeiro dia de estudos.

– Resolva sempre o máximo de questões possíveis.

– As questões certas mostram que uma parte do treinamento está indo bem, e as erradas alertam para que se pare e avalie o estudo.

– Use um site de questões de concursos, que dará centenas ou milhares de questões para praticar.

– Mantenha um registro de data, disciplina, tópico das questões, tempo despendido para resolver cada questão, percentual de acertos. Isso vai te dar uma noção onde estão os pontos fracos.

Considerações

– Nada é certo quanto à previsão de concursos públicos.

– Razões políticas podem suspender ou adiar provas.

– Mas o futuro aprovado aproveita momentos de baixa ou desânimo para treinar e estar pronto para quando pintar o concurso.

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– Enquanto os outros estiverem começando a correr atrás, esse candidato estará por cima, pronto para as provas.

Fonte: Fernando Mesquita, escritor e palestrante.