Ela pensava que fosse a garota mais alta de Joinville. Com 1,76m, aos 15 anos, Rafaela Coppla Mann supera em muitos centímetros suas amigas – o que sempre foi motivo de desconforto para a morena de olhos verdes. Ciente do complexo da filha com a altura, assim que viu a campanha do Verão Top Model (CTM) na TV, Luciane incentivou a jovem a se inscrever. E o palpite da mãe foi certeiro: logo no seu concurso de estreia, a menina foi selecionada entre cem concorrentes para representar Joinville.

Continua depois da publicidade

Estudiosa, Rafaela divide o coração entre dois sonhos: a carreira como modelo – na qual ela pretende apostar – e o curso de medicina que quer fazer quando concluir o ensino médio. Independentemente de qual paixão a garota seguir, sua meta é clara:

– Eu quero desenvolver projetos sociais e ajudar os outros. Talvez isso aconteça com a visibilidade que posso ganhar como modelo, talvez aconteça se eu me tornar médica. Mas é isso o que mais quero.

Modesta e sem muita vaidade, Rafaela conta que seu estilo é básico, gosta de vestir o que lhe deixa confortável. Em suas palavras, ela é “daquelas que vão ao shopping de chinelo”. Desde criança, sua beleza chamou atenção, e os incentivos para que apostasse no mundo da moda foram inúmeros. Mas a garota pensava que fosse apenas gentileza das pessoas.

Continua depois da publicidade

– Sempre me senti alta demais, meio esquisitona. Os jurados perguntaram se fiz plástica no nariz e fiquei surpresa, porque ele é natural e nunca gostei muito do formato. Vencer a etapa regional do VTM me dá mais segurança, certamente elevou minha autoestima.

Rafaela diverte-se ao recordar de como achava legal assistir aos programas do Garota Verão na infância. Ao saber que uma tia havia ganhado o concurso anos atrás, a menina correu para fazer mil perguntas. Inspirada também pela top internacional Gisele Bündchen, “que é mãe, modelo, faz de tudo”, a joinvilense foi ficando mais entusiasmada com a ideia da mãe de se candidatar ao VTM.

Ao ver o empenho de tantos familiares que acompanharam as garotas na seletiva, a menina diz que sua responsabilidade de representar o município é ainda maior. Por isso, durante a semana que passará na casa de luxo do concurso na Pedra Branca, em Palhoça, ela diz que dará seu máximo para ser disciplinada e seguir as regras do programa com dedicação.

Continua depois da publicidade

– Espero me tornar amiga de todas as outras meninas. Não quero vê-las como adversárias, mas como colegas, como pessoas que, assim como eu, estão em busca de um sonho.

Final será transmitida ao vivo pela RBS TV

A grande vencedora do Verão Top Model será conhecida no Neumarkt Shopping, em Blumenau, no dia 15 de março, e em grande estilo. Agora, os jurados terão mais tempo para analisar as candidatas ao título de novo talento da moda catarinense. A festa final, transmitida ao vivo pela RBS TV, vai ganhar mais tempo e novo horário.

Veiculado nas últimas três temporadas pela manhã em quarenta minutos antes do Jornal do Almoço, neste ano, a bela da vez será conhecida à tarde. Em horário ainda mais nobre, o programa será logo depois do Estrelas e antes do Caldeirão do Huck, com uma hora e vinte minutos no ar, das 14h40 às 16h, e com presença garantida da top Renata Kuerten.

Continua depois da publicidade

O novo talento da moda catarinense vai levar um contrato de quatro anos e R$ 100 mil em trabalhos com a Mega Model, a maior agência de modelos do Brasil, a mesma de Renata.