A Comunidade Luterana Apóstolo Pedro, de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, irá construir uma nova praça em frente à igreja que fica no Centro do município. As obras devem iniciar ainda neste mês, logo após a demolição de um prédio na esquina com as ruas Getúlio Vargas e Esthéria Lenzi Friedrich. A comunidade luterana pretende transformar o local em um novo espaço de convivência da cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A nova praça surge de um desejo da comunidade luterana em valorizar o patrimônio histórico: a Igreja Apóstolo Pedro, que está localizada em frente ao espaço onde será construída a nova praça e é tombada desde 2010. Sua construção iniciou no ano de 1929 e o primeiro culto foi realizado em 1935. A igreja passou, recentemente, por uma extensa obra de restauro, que foi inaugurada em setembro do ano passado. Foram restaurados o telhado, paredes, madeiras e demais espaços. 

— Nosso objetivo é embelezar ainda mais a cidade com a nova praça, uma vez que o poder público tem feito um trabalho de revitalização do Centro do município. Nós também queremos fazer parte disso — explicou o pastor da Comunidade Luterana, Daniel Port.

FOTOS: Conheça o novo deck de contemplação que está sendo construído no Norte de SC

Continua depois da publicidade

O projeto da nova praça contempla um espaço com área de jardim, com bancos e um gazebo para fazer sombra, que deve ficar fechado pela noite. Além de uma pedra memorial onde serão homenageados os doadores destes mais de 100 anos da Comunidade Luterana em Jaraguá do Sul.

— A ideia também é homenagear aqueles que ajudaram tanto com doações para o restauro da igreja, bem como para a construção da nova praça — observou o pastor. 

O projeto final ainda pode sofrer algumas alterações. Uma área para crianças ainda está sendo avaliada, por exemplo. Mas a previsão de entrega do novo espaço de convivência já está prevista para janeiro de 2025, informou o pastor Daniel Port.

Veja imagens do projeto

Continua depois da publicidade

Demolição de prédio

Para tanto, para iniciar os trabalhos de construção da nova praça, é necessário demolir um prédio que fica em frente à igreja — que pertence à União de Comunidades Luteranas do Centro de Jaraguá. O edifício está localizado nas esquinas das ruas Getúlio Vargas e Esthéria Lenzi Friedrich e já está totalmente desabitado e vazio. 

— Vamos valorizar ainda mais patrimônio histórico tombado, que foi restaurado e devolvido para o uso da comunidade. Com a retirada do prédio, o templo será visto por todos — contou o pastor. 

Os trabalhos para a retirada de materiais já iniciaram na última quinta-feira (5) e a demolição total do prédio ocorrerá neste sábado (7). Inclusive, foi necessário montar um esquema em conjunto com a Diretoria de Trânsito e Polícia Militar para garantir a segurança de quem trafega por estas importantes vias do Centro da cidade.

— A demolição ocorrerá justamente em um feriado por ter menos circulação de pessoas na região. Logo após a demolição, já na segunda-feira (9), vamos iniciar o trabalho de retirada dos materiais para começar as obras de infraestrutura da praça — informou o pastor Daniel Port. 

Continua depois da publicidade

Ruas serão interditadas para a demolição do prédio

Conforme o comunicado da Diretoria de Trânsito de Jaraguá do Sul, neste sábado e domingo (8), a rua Esthéria Lenzi Friedrich será interditada para o tráfego de veículos das 7h às 18h30min. Será permitido apenas o acesso para moradores locais, dos ônibus de transporte coletivo, para as pessoas que irão em algum comércio da via ou na própria igreja.

A pista do lado esquerdo da Getúlio Vargas, na região que fica em frente ao prédio, também será interditada. O local estará sinalizado com placas, cones e demais medidas de segurança, mas recomenda-se atenção redobrada de motoristas e pedestres naquela região neste fim de semana.

Leia também

FOTOS: Quando deve ficar pronta a nova ponte da BR-280 no Norte de SC