A necessidade de facilitar o deslocamento de servidores, alunos e professores do Sapiens Parque, no Norte de Florianópolis, para o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade, deu origem ao projeto do primeiro ônibus 100% elétrico movido a energia solar do país. O veículo, que começou a operar em março de 2017, faz cinco viagens por dia, de segunda a sexta-feira, e se tornou um exemplo de solução sustentável para locomoção.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
— Tínhamos problema de deslocamento para o Sapiens Parque e nesse momento começamos avaliar a mobilidade elétrica. Então recebemos um recurso do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para atender essa demanda do ônibus para deslocar a nossa equipe até o Norte da Ilha. Ele foi construído em 2016 e, quando veio a pandemia, paramos o ônibus. Voltamos neste ano — explica o professor e coordenador do Laboratório Fotovoltaica da UFSC, Ricardo Rüther.
O veículo é totalmente alimentado pela energia solar captada nas coberturas do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC, e o saldo energético é usado tanto para o laboratório quanto para carregar o ônibus. Além disso, a energia tambem é injetada na rede para abater o valor da conta de luz geral da UFSC. Cada vez que o veículo faz um trajeto completo, ocorre a recarga.
Segundo o professor Ricardo Rüther, quando o eBus começou a operar, a capacidade do Centro de Captação era de 200 kilowatts (kW) e a projeção é que até o fim de 2022 esse número dobre pra 400 kilowatts (kW).
Continua depois da publicidade
O ônibus elétrico tem também frenagem regenerativa, que permite a recuperação de 30% da força no processo de frenagem.
— Ele [o eBus] foi feito a partir de um consórcio entre a WEG de Jaraguá do Sul, a Marcopolo, do Rio Grande do Sul, a Mercedes Benz e uma empresa de São Paulo que fez a integração de tudo. A parte toda de inovação é a que foi desenvolvida aqui — destaca Rüther.
Anos atrás, ações como vakinha online foram feitas para que o projeto fosse mantido e, atualmente, existe uma empresa que patrocina o eBus e financia o pagamento do salário dos dois motoristas que revezam na direção do veículo.
> SC é primeiro Estado do país a adquirir carro elétrico para policiamento ambiental
Segundo o coordenador do Laboratório Fotovoltaica, em meio a discussões sobre sustentabilidade e energias renováveis, o eBus surge como uma alternativa que precisa ser disseminada para que seja cada vez mais viável. De acordo com estudos feitos antes da pandemia, o custo por quilômetro rodado no eBus era quatro vezes menor do que os gastos de ônibus convencionais.
Continua depois da publicidade
— Esse número de um quarto do valor foi quando fizemos a comparação quando o diesel não custava o que custa hoje. E o ônibus elétrico mostra o que é a tecnologia. No caminho da sustentabilidade, esse ônibus é uma solução. Mas, é importante dizer que precisamos de produção em massa. Ele custou três vezes mais do que os ônibus convencionais porque fizemos um fora de série. Não adianta falar que ele gasta menos, mas tem um custo muito maior para ser desenvolvido — explica.
Ainda sobre a produção do veículos, Rüther ressalta que é preciso dar importância à indústria nacional que podem ser integradas a outros projetos sustentáveis.
— É importante frisar a importância da indústria nacional. Sobre carros, a gente ouve muito falar de marcas estrangeiras, mas, para os veículos pesados temos empresas brasileiras. Nós temos a oportunidade de trabalhar com os veículos maiores com empresas que são genuinamente brasileiras como a WEG e a Marcopolo — pontua o professor.
> Fusca elétrico com tecnologia testada em SC tem painel digital e bateria atrás do banco; veja
Cadastro para uso do eBus
Além de professores, alunos e servidores, as pessoas que moram nas proximidades do Sapiens Parque também podem usar o eBus. No veículo há tomada, internet Wi-Fi e suportes onde é possível usar notebooks, por exemplo.
Continua depois da publicidade
— É um ambiente onde a gente pode entrar e começar a trabalhar. O transporte é gratuito, mas tem de fazer um cadastro, porque ele é um projeto de pesquisa também — afirma o professor Ricardo Rüther.
Nos dois primeiros anos de funcionamento, o eBus rodou mais de 100 mil quilômetros, transportando mais de 30 mil passageiros.
Leia também
Ônibus intermunicipais ficarão mais caros em SC; veja quanto
SC é quarto estado do país com maior participação da Indústria Criativa no PIB