Mais antiga competição de futebol do mundo, a Copa da Inglaterra reúne equipes de várias divisões do país, o que proporciona o cenário de “matadores de gigantes”. Neste final de semana, o Liverpool sofreu justamente dessa máxima diante de uma equipe muito, mas muito menor. A equipe de Arne Slot acabou derrotada por 1 a 0, no Estádio Home Park, para o modesto Plymouth Argyle, lanterna da Championship (a segunda divisão inglesa).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O único gol da partida foi marcado pelo atacante Ryan Hardie, de 27 anos, que figurou nas categorias de base da Escócia no passado, mas nunca brilhou em grandes clubes. O camisa 9 acertou a cobrança de pênalti no início do segundo tempo e ainda teve uma bola na trave, embora estivesse em posição irregular.
– Conseguimos realizar um sonho essa noite. Não sei o que dizer pra ser honesto – disse Hardie, em êxtase, após a partida.
Continua depois da publicidade
O Liverpool atuou com time reserva, é verdade, mas deu chance para o azar com uma péssima atuação. Somente criou uma chance real de gol no final da partida, quando o uruguaio Darwin Nuñez desviou de cabeça, mas o goleiro Conor Hazard salvou o time local. Nuñez vive péssima fase.
O Argyle voltou a vencer o Liverpool após 69 anos. A última vitória foi em 11 de fevereiro de 1956 em uma goleada de 4 a 0. Depois disso, as equipes voltaram a se enfrentar oito vezes, com cinco vitórias dos Reds e três empates. Por isso, a região toda de Plymouth, cidade portuária com 300 mil habitantes, explodiu em comemoração.
– O Argyle produziu o maior resultado de copa de sua história, com um pênalti de Ryan Hardie e eliminou o líder da Premier League, o Liverpool. Não só isso, mas é o time que lidera a Liga dos Campeões e foi 19 vezes campeão inglês. Mesmo assim, foram derrotados pelo último colocado do Championship, um time que, há dois jogos em casa, perdia por 5 a 0 no intervalo. Futebol, né? – escreve o site oficial do Plymouth Argyle.
Fundado em 1886, na cidade de Plymouth, o Argyle é o 43º clube mais antigo de Inglaterra. O clube conquistou três títulos de terceira divisão, um de quarta, mas nunca alcançou o principal escalão inglês. A equipe é última colocada na segunda divisão inglesa com cinco vitórias, 10 empates e 15 derrotas.
Continua depois da publicidade
Como curiosidade, o Argyle foi comandado pelo ex-atacante Wayne Rooney, um dos principais jogadores da história do Manchester United. Após ter sido demitido no início do ano passado por uma sequência de resultados ruins – quatro vitórias em 23 jogos –, o inglês deu lugar ao bósnio Miron Muslic, de 42 anos, que é um ex-fugitivo de guerra.
Antes de completar 10 anos, Muslic teve de fugir com a família do país natal durante a Guerra da Bósnia, conflito armado que ocorreu entre abril de 1992 e dezembro de 1995 após a declaração de independência da Bósnia e Herzegovina da então Iugoslávia.
Agora, o treinador celebra o seu principal momento na carreira. Afinal, o pequeno Argyle se classificou para a quinta fase da competição.
Continua depois da publicidade
– Este é um dia para Argyle, um dia para Plymouth, um dia para o exército verde. É o maior momento até agora em minha carreira, sem dúvida – destacou o treinador na coletiva.
Com a derrota, o Liverpool deixa de estar vivo e favorito em todas as competições. A equipe tem a melhor campanha na Premier League, na Liga dos Campeões e está na final da Copa da Liga Inglesa diante do Newcastle. Mas na FA Cup, deu lugar para o pequeno Plymouth Argyle. Coisas que fazem parte e tornam o futebol tão especial!
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa
