A convocação dos 26 jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar, a partir de 20 de novembro, trouxe poucas surpresas e mostrou a opção de Tite por um time de sua confiança. O elenco mistura lideranças experientes, como Thiago Silva e Daniel Alves — um dos nomes mais contestados — com talentos precoces como Vinícius Júnior, Rodrygo e Antony. A maioria dos nomes, no entanto, era presença constante nas convocações do treinador ao longo dos últimos quatro anos. Confira abaixo o perfil dos 26 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo:
Continua depois da publicidade
Confira a reação dos jogadores convocados para a Copa do Mundo
Alisson
Clube: Liverpool
Idade: 30 anos
Ex-goleiro do Internacional e atual arqueiro do Liverpool, da Inglaterra, clube pelo qual foi campeão europeu e mundial em 2019, e inglês em 2020. Na Europa, jogou ainda pela Roma. Foi titular durante toda a era Tite.
Ederson
Clube: Manchester City
Idade: 29 anos
Revelado pelo São Paulo, Ederson fez carreira na Europa. Atuou pelo Benfica e está no Manchester City, onde é treinado por Pep Guardiola. É a segunda opção nas ocasiões em que o titular Alisson não está disponível. No atual ciclo, foi bicampeão inglês consecutivo.
Weverton
Clube: Palmeiras
Idade: 34 anos
Weverton sempre esteve na frente na disputa pela vaga de terceiro goleiro. Quando foi necessário, mostrou segurança a Tite. É goleiro do Palmeiras, clube pelo qual conquistou duas Copas Libertadores e o Campeonato Brasileiro deste ano.
Continua depois da publicidade
Daniel Alves
Clube: Pumas
Idade: 39 anos
É o nome mais contestado da convocação. Atuou como titular nas copas de 2010, 2014 e 2018. Apesar da idade, é jogador de confiança de Tite justamente pela experiência em mundiais. Após sair do Barcelona, em, jogou na Juventus, PSG, São Paulo e atualmente está no México.
Danilo
Clube: Juventus
Idade: 31 anos
Revelado pelo América-MG, ganhou projeção no Santos, ao atuar ao lado de Ganso e Neymar, em 2010. Na Europa, atua na Juventus, da Itália, e conquistou a titularidade na seleção ao longo deste ciclo de trabalho.
Alex Sandro
Clube: Juventus
Idade: 31 anos
Também titular da Juventus, Alex Sandro foi revelado pelo Athlético-PR e também ganhou projeção no Santos. Conquistou espaço na seleção e superou a concorrência em uma das posições de mais dúvidas.
Alex Telles
Clube: Sevilla
Idade: 29 anos
Relevado pelo Juventude e com passagem pelo Grêmio, Alex Telles tem carreira experiente na Europa, com atuação em Galatasaray, da Turquia, Internazionale, Porto e Manchester United. A atual fase no Sevilla o favoreceu a superar adversários diretos pela vaga como Renan Lodi.
Continua depois da publicidade
Marquinhos
Clube: PSG
Idade: 28 anos
Um dos nomes mais estáveis da seleção, Marquinhos é remanescente da Copa da Rússia, em 2018, e homem de confiança de Tite. Titular absoluto, chega ao Catar mais experiente para organizar o sistema defensivo. Revelado pelo Corinthians, passou pela Roma e atua no Paris Saint-Germain desde 2013.
Thiago Silva
Clube: Chelsea
Idade: 38 anos
Chegou a ter a continuidade na seleção contestada após o último mundial, mas se manteve atuando em alto nível e vai para a terceira Copa do Mundo. Também detém a confiança de Tite e esteve na grande maioria das convocações ao longo de todo o ciclo de trabalho.
Eder Militão
Clube: Real Madrid
Idade:
Revelado pelo São Paulo, Eder Militão é titular do Real Madrid, clube pelo qual foi campeão da Liga dos Campeões. Também conquistou a confiança de Tite ao longo das eliminatórias. É zagueiro, mas atua também como lateral-direito, o que pode dar opções táticas à seleção em caso de necessidade.
Bremer
Clube: Juventus
Idade: 25 anos
É a principal surpresa e novidade na lista de Tite. Foi testado apenas nas últimas convocações, mas passou segurança a Tite, a ponto de ficar com a quarta vaga na defesa. Foi revelado pelo São Paulo e tem passagens por Atlético-MG e Torino, além da Juventus, onde ainda joga.
Continua depois da publicidade
Casemiro
Clube: Manchester United
Idade: 30 anos
Embora tenha começado a carreira como meia ofensivo, se firmou como primeiro volante de contenção e domina a posição na seleção. É considerado importante na marcação, mas auxilia na construção de jogadas. Após sete temporadas no Real Madrid, com cinco títulos europeus, transferiu-se na atual temporada para o Manchester United.
Fabinho
Clube: Liverpool
Idade: 29 anos
Opção importante para reforçar o setor defensivo do meio-campo, pode atuar no lugar de Casemiro ou ao lado dele. Também foi nome constante nas convocações de Tite.
Fred
Clube: Manchester United
Idade: 29 anos
Outro nome que ganhou espaço na segunda metade das Eliminatórias, tem bom desempenho pela seleção e deve ser titular na Copa. No Brasil, foi atleta do Internacional.
Bruno Guimarães
Clube: New Castle
Idade: 24 anos
Revelado pelo Athletico-PR, tem qualidade técnica e também é opção para modificar taticamente as partidas. Após dois anos no Lyon, da França, transferiu-se para o New Castle, da Inglaterra.
Continua depois da publicidade
Everton Ribeiro
Clube: Flamengo
Idade: 33 anos
Um dos principais nomes do Flamengo, duas vezes campeão da Libertadores e brasileiro no último ciclo de Copa, Everton Ribeiro sempre foi presença nas convocações e também dá opções para o meio-campo.
Lucas Paquetá
Clube: West Ham
Idade: 25 anos
Cria do Flamengo, Paquetá foi outro nome que ganhou espaço e a titularidade na seleção com as boas atuações nas Eliminatórias da Copa. Após sair do Fla, atuou no Milan, da Itália, no Lyon, da França, mas agora está na Inglaterra.
Neymar
Clube: PSG
Idade: 30 anos
É o craque da seleção, camisa 10 de Tite e grande estrela da equipe. Apesar de polêmicas no campo pessoal, na atual temporada tem tido um desempenho acima da média, o que gera expectativas para o Mundial.
Vinicius Junior
Clube: Real Madrid
Idade: 22 anos
Foi campeão da Liga dos Campeões deste ano e autor do gol do título na decisão. Foi também o brasileiro mais bem avaliado pelo prêmio da Bola de Ouro. É esperança de gol e de velocidade nas laterais da seleção.
Continua depois da publicidade
Rodrygo
Clube: Real Madrid
Idade: 21 anos
Também do Real Madrid, Rodrygo foi revelado pelo Santos e teve papel fundamental no título europeu do clube espanhol nesta temporada. Saiu do banco e fez gols em jogos decisivos que garantiram classificações. Com isso, ganhou moral junto a Tite e garantiu a vaga na seleção. É o mais jovem desta seleção.
Antony
Manchester United
Idade: 22 anos
Revelado pelo São Paulo, encheu os olhos nas temporadas em que atuou no Ajax, da Holanda. As atuações renderam uma transferência milionária para o Manchester United. Na seleção, ganhou espaço após a atuação na conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas. É opção de velocidade e drible pela direita, assim como Raphinha.
Raphinha
Clube: Barcelona
Idade: 25 anos
Com gols e atuações excelentes, garantiu seu espaço no time de Tite. Revelado pelo Avaí, atuou em Portugal e na Inglaterra antes de se transferir para o Barcelona, na atual temporada. Também é opção pelo lado direito do ataque, tendo como pontos fortes a velocidade e a finalização.
Pedro
Clube: Flamengo
Idade: 25 anos
Com uma temporada repleta de gols, títulos e boas atuações, foi convocado com aval de grande parte dos torcedores. Recebeu elogios de Tite e após ser convocado, não deixou mais a lista. Dará opção quando a seleção precisar de um centroavante fixo, em jogos de muito equilíbrio.
Continua depois da publicidade
Gabriel Jesus
Clube: Arsenal
Idade: 25 anos
Muito criticado após a Copa de 2018, quando deveria ter sido o “homem-gol” da seleção, Gabriel Jesus nunca deixou a lista de atletas de confiança de Tite, mas chegou a perder espaço na seleção. Com um semestre de muitos gols no Arsenal, se recuperou e foi lembrado por Tite mais uma vez.
Gabriel Martinelli
Clube: Arsenal
Idade: 21 anos
Talento precoce do futebol brasileiro, foi do Ituano direto para o Arsenal da Inglaterra. Nome menos balado do que os concorrentes no ataque, pode ser mais uma alternativa de velocidade e técnica no time de Tite.
Richarlison
Clube: Tottenham
Idade: 25 anos
Um dos nomes mais constantes nas convocações de Tite, Richarlison se recupera de uma leve lesão, mas tem a confiança de Tite e vinha sendo titular nas últimas sequências de jogos. Revelado pelo América-MG, passou pelo Fluminense antes de ir à Inglaterra, onde jogou por Watford e Everton antes de chegar ao Tottenham. Versátil, pode atuar como homem de referência ou mesmo em laterais do campo.
Leia também
Lista fechada: Tite anuncia os 26 convocados para a Copa do Mundo do Catar
Jogadores da Seleção vão vestir ternos sob medida para ida à Copa do Mundo
Avaí parabeniza Raphinha por convocação para a Copa do Mundo