Com os nomes definidos, o ritmo das eleições nos Estados Unidos começa a acelerar. De um lado, o ex-presidente republicano Donald Trump quer voltar à Casa Branca após a derrota em 2020. Do outro, a democracia e atual vice Kamala Harris quer ser a primeira mulher presidente do país. Conheça mais sobre o perfil de cada candidato a seguir.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Donald Trump
O candidato republicano já foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021. Após perder para Joe Biden e contestar o resultado das eleições em 2020, Donald Trump tem como objetivo voltar à presidência aos 78 anos.
Além de político, é empresário e uma das pessoas mais ricas do mundo. Só para se ter uma ideia, aproximadamente US$ 1 bilhão teria sido adicionado ao seu patrimônio após o atentado durante seu comício em 13 de julho, segundo a Forbes.
Quanto aos seus posicionamentos, o ex-presidente se apresenta como conservador. Entre as marcas do seu governo, está a redução de impostos para empresas e restrições a imigrantes.
Continua depois da publicidade
- Partido: Republicano
- Idade: 78 anos
- Formação: Administração
Kamala Harris
Atual vice-presidente dos Estados Unidos, tudo indicava que a chapa do partido democrata seguiria os moldes de 2020. Contudo, o presidente Joe Biden desistiu de concorrer à reeleição após pressão política e Kamala Harris foi o nome escolhido para substituí-lo.
A candidata tem 59 anos e é advogada. Ela foi a primeira mulher negra a ser procuradora-geral do estado da Califórnia, fato que fez com que ganhasse destaque nacional. Em 2015, entrou para a vida política quando foi eleita senadora.
Kamala se posiciona como um perfil progressista, atua em defesa do aborto e está associada aos movimentos sociais. Caso seja eleita, pode se tornar a primeira presidente mulher dos EUA.
- Partido: Democrata
- Idade: 59 anos
- Formação: Direito, Economia e Ciências Políticas
Leia mais
Governo Trump: relembre o que foi feito durante o seu mandato
Eleições EUA 2024: como estão as pesquisas de intenção de voto