Carregar o fogo simbólico dos Jogos Olímpicos pelas ruas de Blumenau será uma honra para pouco mais de 70 pessoas. Entre atletas, ex-atletas, famosos e anônimos, os perfis são distintos, mas o sentimento de vivenciar essa relação íntima com um dos símbolos da Olimpíada são similares. Conheça a seguir a história de parte de alguns dos condutores da tocha em Blumenau:

Continua depois da publicidade

Raul Cardozo

68 anos

Corredor

Entre maratonas e meias maratonas, Raul Cardozo já percorreu 3.482 quilômetros em 41 anos de carreira. Distância suficiente para que o corredor, hoje integrante da equipe do Bela Vista e do Sesi, pudesse fazer a pé todo o trajeto entre Blumenau e Natal (RN). Aos 68 anos, Cardozo – que já foi sétimo lugar em sua categoria na Maratona de Nova York – é um dos que terá a responsabilidade de levar a chama simbólica.

Continua depois da publicidade

“Para mim é como se estivesse ganhando a Copa do Mundo das corridas. Representar os meus amigos, levando a tocha, será uma honra muito grande. Os 200 metros em que estarei com o fogo serão tão importantes quanto cada competição em que estive na minha carreira”.

Ana Amorim

33 anos

Ex-jogadora de Handebol

Com sua história no esporte e até com uma participação nos Jogos Olímpicos, Ana está longe de ser apenas irmã de Duda Amorim, melhor jogadora de handebol do mundo em 2014. Vice-campeã pela Liga dos Campeões da Europa da modalidade em 2003, a ex-atleta receberá a tocha na Rua Alberto Stein, e será a responsável por entregá-la para a xará, Ana Moser, antes do acendimento da pira.

“A passagem da tocha é a valorização do contexto das pessoas que participam da vida do atleta olímpico. É uma forma de fazer com que toda a comunidade participe do que é o esporte. A olimpíada faz com que a pessoa tenha um pouco da experiência daquilo que o atleta vive todos os dias”.

Carmen Phuetzreiter

72 anos

Ex-velocista

De revezamento ela entende. Medalha de ouro no 4 x 100m em 1960, na primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, dona Carmen será a representante dos idosos durante a passagem da tocha por Blumenau. Aos 72 anos ela nunca disputou uma olimpíada, mas carrega com orgulho as três medalhas conquistadas representando Blumenau mais de meio século atrás.

Continua depois da publicidade

“É a glória para mim. Eu nunca participei de uma olimpíada e ser chamada para carregar a tocha, ainda no ano passado, foi uma grande emoção. Faz alguns meses que estou na expectativa, na angústia e graças a Deus está chegando a hora. Agora não sou rápida como era antigamente, mas vou aproveitar cada momento”.

Tatiana Lenzi Alvise

41 anos

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Formada em Educação Física, ela será a representante de todo o voluntariado de Blumenau na passagem da tocha olímpica. Embora não tenha nenhuma ligação com qualquer modalidade de alto rendimento, Tatiana levará o nome de uma entidade com algo que tem tudo a ver com o esporte: a superação.

É um reconhecimento pelo trabalho do voluntariado de Blumenau. Somos o terceiro setor que trabalha muito e faz coisas que, às vezes, o poder público não pode fazer. Esporte está ligado ao fato de você se superar diariamente, algo que tem tudo a ver com mulheres que tiveram câncer, por exemplo”.

Cláudio Tiago

58 anos

Ex-corredor

Membro da família Tiago, tradicional por formar corredores, Cláudio será o representante da sociedade civil indicado pelo município para conduzir o fogo simbólico. Emocionado, ele já confirmou que vai ficar com a sua tocha e prepara até um ambiente próprio dentro da sua residência para guardar – com muito carinho – a lembrança da Olimpíada do Rio.

Continua depois da publicidade

“É a realização de um sonho. Era um corredor, mas não era um ótimo atleta, e sabia que não conseguiria ir para uma olimpíada. Para mim esses 200 metros que vou percorrer serão como se estivesse disputando os Jogos Olímpicos e estar com a tocha terá o mesmo sentimento de conquistar uma medalha de ouro”.

Airton Arnoldo

19 anos

Paratleta

Por negligência médica, Airton perdeu a visão nos dois olhos logo quando nasceu. A deficiência, porém, não impediu que o caçula dos indicados pela cidade para levar a tocha entrasse no esporte e conquistasse suas medalhas como velocista, motivo esse que fez com que fosse o escolhido para representar o paradesporto de Blumenau.

“Vai significar um momento histórico na minha vida. Cada dia que passou o coração bateu mais forte e a ansiedade aumentou. Tenho certeza que vai ser um grande evento, não só pra mim, para todos que vão participar, e também para a nossa cidade”.

Vilson Júlio Rosa

63 anos

Representante comercial

Conversador e manezinho da ilha, Vilson será o representante das ONGs e dos clubes de caça e tiro de Blumenau. Presidente da Associação Sorrir Para Down, ele terá a responsabilidade de levar o nome de entidades assistenciais da cidade e de grupos que carregam boa parte da história do município.

Continua depois da publicidade

“Nós nunca teremos olimpíada no Brasil de novo, então é algo muito importante para minha vida e para todos que vivenciarem. Vou representar uma gama de gente que labuta diariamente de graça para manter as nossas tradições e também uma cidade que levou a maior parte dos Jogos Abertos. É muita honra”.

Lista parcial

A Prefeitura de Blumenau divulgou na noite desta segunda uma relação parcial dos condutores do fogo olímpico. Confira os nomes a seguir:

Airton Arnoldo

Alisson Avelar

Ana Carolina Amorim Teleska

Bruna Bianca Bastos

Carlos Renan Fischer Pereira

Carmen Elfrida Pfuetzenreiter

Claudio Tiago De Souza

Clodoaldo Oliveira Breda

Delmar Alberto Tondolo

Douglas Schade

Edson Donha Sassa

Eduarda Simões

Emerson Leobet

Francisco Javier Dazarola

Guilherme Falaster

Guilherme Miranda Adriano

Hercílio Schmitt

Hermínio Kloch

Jackson Silva Ribeiro

Jaqueline Fernandes

Jean Carlos Petermann

João Carlos Da Conceição

Jorge Roberto Junior

José Tadeu Da Cruz

Juarez Machado Da Silva

Julia Breitkopf Sardagna

Leonardo Bianchine Farias

Leonardo Sergio Gleser

Maicon Vieira Ribeiro

Manuela Frota Machado

Márcio Henrique Araújo Parizotto

Marcos Piangers

Matheus Badaró Silva

Mauro Torres Camargo

Otávio Davila Timm

Raul Cardozo

Renato Aires

Roberto Itimura

Roberto Luiz Carregoza Dantas

Rodrigo Aurélio Monari

Sara Fidencio Pedrini

Shirlei Steffen Ramalho

Sidney Pinto

Squel Sauane Stein

Tatiana Regina Lenzi Alvise

Tiago Contesini Vinotti

Tiago Splitter

Timothy Lane Hassinger

Tracy Lyandra Gosava

Vilson Julio Rosa

Walmor Luiz Reichert