As provas do Vestibular da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), cuja edição de inverno em 2013 ocorre no próximo domingo, dia 16 de junho, possuem caracaterísticas que diferenciam este de outros concursos do Estado e do país.

Continua depois da publicidade

>> Saiba mais sobre o Aulão DC Especial Acafe, que ocorre nesta sexta-feira

Realizado em apenas um dia, das 13h às 18h, o conjunto de provas é composto uma redação e por 60 questões objetivas de múltipla escolha (10 de Português, quatro de Literatura, quatro de Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, sete de Matemática, sete de Física, sete de Química, sete de Biologia, sete de História e sete de Geografia).

A Acafe elabora uma prova para os candidatos a cursos de Medicina, e outra para os candidatos a outros cursos. As duas possuem o mesmo número de questões no total e em cada área. A diferença são algumas questões ao longo da prova, que possuem nível de dificuldade mais elevado na prova de Medicina.

Continua depois da publicidade

>> Cursos de Medicina estão entre os mais concorridos do Vestibular de Inverno 2013 da Acafe

O professor de História Otávio Auler, do curso pré-vestibular SED, afirma que, de maneira geral, a prova da Acafe é bem estruturada, com equilíbrio de conteúdo entre as matérias e bastante objetiva. Os enunciados vão bem mais “direto ao ponto”, se comparados aos os de provas como a da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Enem. Além disso, as questões da Acafe trazem sempre temas cotidianos e de atualidades para as questões.

>> Prepare-se para a prova de atualidades do Vestibular de Inverno da Acafe

Por ser realizada em um único dia e possuir poucas questões, a prova não é considerada cansativa.

A redação, que até no último concurso trazia apenas um tema, agora pode trazer mais de uma opção para o candidato. No vestibular de verão 2013, os temas sugeridos – apresentados a partir de duas charges – foram o assédio moral no trabalho e a baixa remuneração dos professores brasileiros.

A professora de produção textual do curso pré-vestibular Gaia, Ilda Maria Gomes dos Santos, aponta que, diferente do vestibular da Udesc e da UFSC, a prova de redação não faz relação com as obras literárias cobradas.

Continua depois da publicidade

Também na redação, a Acafe costuma trazer temas atuais e, mais do que isso, que estão em destaque na mídia, como código florestal e marchas sociais (da maconha, das vadias, contra a corrupção e contra a homofobia, por exemplo).

– São temáticas culturais, políticas e sociais, que trazem discussões politizadas – aplica Ilda.

Para a prova de domingo, um possível tema é a maioridade penal no Brasil. O enunciado exige sempre um texto dissertativo-argumentativo.

Continua depois da publicidade

O que o vestibular da Acafe

O vestibular da Acafe unifica o acesso a instituições particulares de Santa Catarina, abriu nesta segunda-feira o período de inscrições para o processo seletivo a ser realizado no dia 16 de junho. As inscrições podem ser feitas até 17 de maio.

> Leia os comentários da professora Cláudia Silveira sobre as obras do vestibular de inverno da Acafe

Este ano, 10 instituições estão envolvidas: Furb, UNC, Unesc, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Unisul, Univali, Univille e Unoesc. Serão oferecidas 4.011 vagas em 115 cursos. No ano passado, o curso mais concorrido foi Medicina na Universidade Regional de Blumenau (Furb), com 53,8 candidatos por vaga.

Continua depois da publicidade

– As provas ocorrem dia 16 de junho, das 13h às 18h

– O resultado sai até 5 de julho

– Não há sistema de cotas

– Obras literárias cobradas: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade; Clarissa, de Érico Veríssimo; Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado; Helena, de Machado de Assis.

– Locais de prova: Araranguá, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, tubarão, Videira e Xanxerê.