Quando uma empresa tem consciência do seu papel na transformação da sociedade e se preocupa com o impacto de suas ações na vida das pessoas, agora e no futuro, isso implica em uma série de ações que devem ser tomadas. O objetivo não é apenas vender produtos e serviços, mas deixar um legado para as futuras gerações. A cultura da inovação e a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade são pilares nesse cenário.

Continua depois da publicidade

De modo geral, as empresas surgem para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e comunidades, oferecendo, por exemplo, capacitação, emprego e oportunidades de tratamento de saúde, atuando na preservação ao meio ambiente, desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, entre outras frentes. Ou seja, impactam positivamente na vida da população.

O objetivo principal dessas empresas não é apenas gerar lucro. Mas sim usar esse lucro como meio para alcançar um bem maior, seja na resolução de problemas sociais, na melhoria da qualidade de vida de comunidades desfavorecidas ou na preservação do meio ambiente para um futuro mais sustentável.

A tangibilização do impacto social permite que as empresas comuniquem melhor suas iniciativas e resultados, além de promover transparência, informar a tomada de decisões, motivar as equipes, atrair talentos, diminuir a rotatividade e demonstrar valor para investidores, contribuindo assim para uma abordagem mais interessada e próspera.

Como a inovação social se desenvolve em Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina tem uma superfície de mais de 95 mil km², representando apenas 1,1% de todo o território do Brasil e 16,5% da Região Sul. Porém, a economia do estado é extremamente relevante e forte. A economia de Santa Catarina caracteriza-se pela diversidade de atividades econômicas, com importantes segmentos na indústria e na agropecuária. Na indústria, os segmentos mais importantes são: alimentos e bebidas, têxtil e confecções, metalmecânica e móveis.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o setor de tecnologia de Santa Catarina, representa 6% do PIB, ou seja, cerca de 60 mil empregos e uma massa salarial de mais de R$ 3 bilhões. Isso significa que são 17 mil empresas que geram faturamento de R$ 20 bilhões.

No ano passado, o governo catarinense lançou o Programa SC Inovadora com ações para apoiar empresas de tecnologia e inovação. O programa é um conjunto de ações articuladas em 7 pilares com foco na melhoria da competitividade: financiamento, ambiente legal, qualificação profissional, atração de investimentos, projetos estruturantes, infraestrutura de conectividade e ambientes de inovação. Para cada um desses fatores de competitividade, foram implementadas um conjunto de medidas nos próximos anos.

Responsabilidade social não é o mesmo que impacto social

A responsabilidade social organizacional é vista como um valor secundário dentro das empresas. O Impacto Social vai além, porque é o objetivo da empresa.

Esses são os pontos que uma empresa de Impacto Social considera: parcerias que fortalecem o cuidado com a cadeia produtiva; combate ao trabalho escravo; salários dignos; responsabilidade ambiental; respeito e articulação com as políticas públicas existentes na localidade; soluções criativas para estimular mudanças positivas nas comunidades por meio do engajamento comunitário.

Continua depois da publicidade

Podemos classificar o impacto das empresas inovadoras como socioeconômico, ambiental, sobre políticas públicas ou ainda saúde e bem-estar. A classificação do impacto em seus diferentes tipos ou naturezas ajuda a entender os diferentes setores e agentes sociais beneficiários das ações que as empresas vêm tomando.

Talk Gestão de Valor 

Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, a NSC juntamente com os apoiadores do Gestão de Valor, Square SC, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) receberá 4 painelistas para apresentarem os seus cases de inovação e impacto social. Entre eles, teremos o case da Arboran, do IFSC, da 3Structure e da Rota Verde.

O talk que será gratuito e aberto ao público. A mediação será feita pela jornalista Eveline Poncio, repórter e apresentadora da NSC TV.

Quando: 27 de junho, das 18h às 21h 
Onde: Square SC – Torre Business Center – Auditório no 2° andar – Rod. José Carlos Daux, 5500 

Continua depois da publicidade

Programação:  

  • 18h – Credenciamento + Coffee 
  • 19h – Talk

Inscreva-se agora mesmo e garanta seu lugar no Gestão de Valor 2024.