Todas as atenções dos amantes do futebol de Santa Catarina estarão voltadas para apenas um local no próximo sábado (02): o estádio Augusto Bauer, em Brusque. O local, será o palco da grande final do Campeonato Catarinense Fort 2022, entre o time da casa e a surpresa da competição, o Camboriú.

Continua depois da publicidade

A final inédita – foi a primeira vez que o Camboriú chegou à decisão da elite do futebol de Santa Catarina – começou na última quarta-feira (30), no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. A partida terminou empatada em 1 a 1.

O palco da decisão é o um dos estádios históricos de Santa Catarina e já recebeu grandes jogos – inclusive alguns dos mais importantes da história do Brusque e do futebol catarinense. Vamos conhecer essa história?

Saiba mais sobre o estádio Augusto Bauer

Inaugurado no dia 7 de junho de 1931, o primeiro jogo do Estádio Augusto Bauer, foi entre Brusquense e Marcílio Dias, onde o Marinheiro levou a melhor por 1 a 0. Atualmente, o estádio tem capacidade para 5 mil pessoas. O dono da praça esportiva é o Clube Atlético Carlos Renaux, mas atualmente quem utiliza o local é o Brusque Futebol Clube, que joga a primeira divisão catarinense e a Série B do Campeonato Brasileiro.

O estádio foi sede de quatro finais de Campeonato Catarinense. Nessas ocasiões, os times de Brusque levaram a melhor em três oportunidades. Nos anos de 1950 e 1953, o Carlos Renaux foi campeão e em 1992, o Brusque conquistou o seu primeiro título. A última final do Estadual no local foi em 2020, onde a Chapecoense venceu o Quadricolor e ficou com a taça.

Continua depois da publicidade

Uma curiosidade do estádio é que no dia 01 de junho de 1961, o Flamengo fez uma partida contra o Carlos Renaux e venceu por 6 a 1. Conforme noticiado por jornais da época, a equipe rubro negra recebeu 500 mil cruzeiros livre de qualquer despesa para jogar em Brusque.

Augusto Bauer - Final - Campeonato Catarinense
Arquibancadas do Augusto Bauer vão estar lotadas na final do Catarinense. (Foto: Divulgação | Brusque FC)

1992, o ano histórico para no Augusto Bauer para o Brusque

Em 1992, o Augusto Bauer e o Brusque viveram um ano histórico. O estádio foi a sede do time Quadricolor que venceu o Campeonato Estadual daquele ano.

A grande final aconteceu no dia 13 de dezembro de 1992, no Augusto Bauer. Após o primeiro jogo, na Ressacada, em Florianópolis, onde o Avaí venceu por 1 a 0, a partida de volta aconteceu em Brusque. Com o apoio da torcida, o Quadricolor venceu por 2 a 1.

O resultado levou a partida para a prorrogação, onde o Brusque tinha vantagem do empate pela melhor campanha durante o torneio. Apesar da pressão do time da capital, o Quadricolor conseguiu manter o placar inalterado e conquistou, pela primeira vez, a elite do futebol de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Quem foi Augusto Bauer?

A pessoa que dá o nome ao estádio: Augusto Bauer, foi um político da cidade de Brusque. Ele foi eleito prefeito municipal no dia 20 de novembro de 1927. Augusto tomou posse no dia 1º de janeiro de 1928 e permaneceu no cargo até 13 de outubro de 1930.

Augusto Bauer faleceu no dia 21 de novembro de 1956.

Relembre a campanha dos finalistas

As equipes que decidem o título do Campeonato Catarinense Fort 2022 protagonizaram campanhas irretocáveis durante a competição.

O Brusque teve a melhor campanha da primeira fase, somando 24 pontos. Além disso, o Quadricolor do Vale apresenta números impressionantes: é o melhor ataque da competição, com 23 gols marcados – 10 deles marcados pelo artilheiro do campeonato, Alex Sandro. O time também está em uma série invicta de 13 jogos.

Para chegar à final, o Brusque eliminou o Avaí, nas quartas de final, e o Concórdia, na semifinal.

Já o Camboriú é a grande surpresa da competição. O time, que retornou à elite do futebol estadual na atual temporada, encerrou a fase de classificação na terceira posição. O sistema defensivo é o ponto forte da equipe, que sofreu apenas seis gols na primeira etapa.

Continua depois da publicidade

O Camboriú eliminou o Marcílio Dias, nas quartas de final, e passou pelo Figueirense, na semifinal, para chegar, pela primeira vez, à decisão do Campeonato Catarinense.

Confrontos da final

  • Jogo de ida: Camboriú 1 x 1 Brusque – Quarta-feira (30) – 20h30 – Estádio das Nações, Balneário Camboriú
  • Jogo de volta: Brusque x Camboriú – Sábado (02) – 16h30 – Augusto Bauer – Brusque

Como assistir à final?

É possível assistir à partida que vai definir o campeão do Campeonato Catarinense Fort 2022 pela internet, ao vivo e em alta qualidade. Basta acessar o site catarinensefort.tv e garantir a assinatura da transmissão.

A plataforma de streaming se adapta a qualquer tela, seja no celular, computador ou smart TV. Além disso, os jogos ficam gravados, caso o telespectador não possa acompanhar a partida ao vivo.

Continua depois da publicidade

Para mais informações sobre o pacote de transmissão e formas de pagamento, clique aqui.

Leia também

Veja o que cada um dos finalistas precisa para conquistar o Campeonato Catarinense

Como assistir à final do Campeonato Catarinense?