O Urban Sketchers de Florianópolis é um grupo de artistas, em sua maioria amadores, que se reúne mensalmente em um ponto da cidade para registrar, através de desenhos feitos à mão, as paisagens urbanas e cenas do cotidiano.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na capital catarinense, o primeiro encontro aconteceu em 2016 no Mercado Público. De lá para cá, já foram registrados cenários como a Praia da Palmeiras, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e o Casarão do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

— Cada artista faz seu desenho, com o seu estilo, e no fim fazemos uma “exposichão”, onde colocamos todos as artes no chão em uma exposição improvisada, além de tirar uma foto oficial do grupo em todo encontro — afirma Camila Zaia, uma das organizadoras.

Os encontros acontecem nas tardes de sábado ao menos uma vez por mês. Os interessados podem ter acesso ao local tanto no perfil do Instagram, quanto no grupo de WhatsApp. Os lugares são definidos através de ideias fornecidas pelos organizadores e por critérios, como imóvel que vai ser demolido ou com valor arquitetônico. Coisas curiosas também são condições para as escolhas.

Continua depois da publicidade

No dia 19 de outubro aconteceu o 109º encontro, e teve como inspiração a Residência Cassol, próxima a Beira-Mar Continental. Ela foi escolhida pois foi a casa dos arquitetos Ademar e Carmem Cassol por muitos anos, sendo um marco da arquitetura de Florianópolis.

— É bem legal e divertido ver a diversidade de estilos e representações de um mesmo lugar. Nessa hora, todo mundo conversa, troca ideia, experiências e elogios — afirma Camila.

Os encontros são livres, gratuitos e abertos pra qualquer pessoa que tenha interesse em desenhar. Basta chegar no dia e local combinados, disponibilizados nas redes do grupo.

O grupo se encontra mensalmente em pontos de Florianópolis

Continua depois da publicidade

Urban Sketchers

O movimento Urban Sketchers começou em 2007, quando um ilustrador espanhol chamado Gabriel Campanario criou uma comunidade de compartilhamento de desenhos urbanos em Seattle, nos Estados Unidos.

Atualmente, existem em mais de 470 cidades, com mais de 1200 membros ao redor do mundo. Hoje, cenários localizados em mais de 70 países servem de inspiração para os desenhistas. No Brasil, o primeiro grupo se organizou em 2011 na cidade de São Paulo.

Leia também

Artista de SC que transformou ícones da música em garças vai expor em castelo na Alemanha

Garis, pescadores e outros trabalhadores são homenageados em mural urbano de Balneário Camboriú

Escultura gigante é inaugurada em novo bairro na Grande Florianópolis