O melhor mel do mundo é produzido por uma empresa do Sul do estado de Santa Catarina. A Apis Nativa, situada em Araranguá, já conquistou diversas medalhas de ouro em congressos mundiais, além de ter o mel e a cera de abelhas reconhecidos entre os melhores do mundo em diversas categorias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Tudo surgiu da minha curiosidade em 1980, quando chegou um enxame de abelhas na minha casa. Eu tentei capturar as abelhas, mas não consegui, aí surgiu a minha vontade de estudar sobre isso e criar a empresa. Nós produzimos própolis, mel, cera e vários produtos — conta o farmacêutico, bioquímico e diretor da empresa, Célio Hercílio da Silva.
O mel é produzido de forma orgânica, por mais de 870 apicultores espalhados em 11 estados brasileiros. Ao todo são 499 mil colmeias situadas nestes estados. Segundo a empresa, os apicultores são todos inspecionados anualmente, desde as suas instalações até o manejo.
Após passar pelos apicultores, o mel é armazenado e derretido nas instalações da instituição. O mel cristalizado segue para um tanque de homogeneização, antes da decantação e análise.
Continua depois da publicidade
A Apis Nativa é uma empresa familiar, com mais de 25 anos no mercado de processamento de mel. A sede fica localizada em Santa Catarina, porém, atualmente possui três filiais nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Na companhia, além do mel, é produzida a cera de abelha.
Considerada a maior exportadora de mel do Brasil, a Apis Nativa produz 30 mil toneladas por ano. O mel é exportado para a Europa, Ásia, Oceania e toda a América. O Sul brasileiro potencializa essa produção, pois atualmente a região é responsável por quase 50% do mel produzido no país. Os produtos do mel da Apis Nativa são vendidos pela Prodapys, que é do mesmo grupo.
Veja galeria de fotos
Premiações
O mel da Apis Nativa já recebeu seis medalhas de ouro de melhor do mundo, além do reconhecimento em diversas categorias. Os títulos e reconhecimento vieram nas premiações do Congresso Mundial de Apicultura, da Apimondia, na Austrália (2007), Ucrânia (2013), Coreia do Sul (2015), Turquia (2017), Canadá (2019), Turquia(2022) e Chile (2023). A companhia disputou com mais de cem países nas sete edições em que participou.
Continua depois da publicidade
Além disso, somente na Apimondia, a Apis Nativa soma um total de 33 medalhas de reconhecimento de qualidade para mel e cera de abelha.
Leia também
SC tem 74% dos pontos próprios para banho na última semana de novembro