Eles cumprem funções aparentemente simples, como assinar um contrato, guardar os documentos e zelar pela pontualidade, mas, dependendo da marca, são tratados como verdadeiras joias e tornam-se o objeto de desejo de muitos executivos.

Continua depois da publicidade

A gerente das lojas Bergerson em Joinville, Neusa Girardi, trabalha com marcas bastante requisitadas por este público e já presenciou gastos acima de R$ 100 mil na compra de relógio de ouro, carteira e caneta de luxo.

Este é um caso extremo de despesa para três artigos que não faltam no kit executivo masculino. Neusa diz que é possível comprar os mesmos artigos por aproximadamente R$ 2 mil, escolhendo modelos mais simples (de entrada) de outras grifes que também representam bem a classe executiva.

Até a tão desejada caneta de luxo Montblanc tem modelos com faixas de preço bem variadas.

– A preocupação com o status não acontece só com o brasileiro, é comum, principalmente, em países em desenvolvimento. Na Europa, um diretor anda de metrô. No Brasil, quando entrevisto candidatos para vagas executivas, já ouvi que o carro oferecido pela empresa como benefício tem um padrão mais baixo do que o seu carro particular -diz Rúbia Pereira, consultora da De Bernt Entschev Human Capital.

Continua depois da publicidade

Para quem pode e quer demonstrar sofisticação, opções não faltam, só que no mundo do trabalho, as escolhas se baseiam na elegância e na beleza da peça, na exclusividade, no desempenho superior, no capricho do acabamento e no material de primeira. Não há lugar para peças chamativas, de cores extravagantes. Neste terreno, menos é mais.

O que os homens compram

RELÓGIO

Para o homem, o relógio é visto como uma joia e o executivo costuma ter mais de uma peça. A quantidade de relógios e a faixa de valores dependem muito do perfil, bem como do estilo, mas geralmente são clássicos ou esportivos.

Além do design, o homem presta atenção no mecanismo da peça. Recomenda-se que, com terno, o relógio tenha pulseira de couro. A pulseira de metal pode ser uma opção, mas nunca usar pulseira de borracha com este tipo de vestimenta.

CANETA

Para o alto executivo a caneta faz toda a diferença. É um item fundamental, por exemplo, na hora de assinar um contrato. A caneta passa credibilidade, principalmente se for de uma edição limitada.

Continua depois da publicidade

PASTA & MOCHILA

A mochila traz mais segurança na hora de carregar o notebook, e os executivos costumam utilizá-la para viajar. Não há restrição com ternos desde que seja elegante, tenha um design discreto e, de preferência, a cor preta. Se o executivo for mais arrojado, pode utilizar uma bolsa transversal.

Quem tem um perfil mais discreto, pode escolher entre os muitos modelos elegantes de pasta de couro, também na cor preta. Os cases para tablets têm sido muito utilizados atualmente pela praticidade.

CARTEIRA

Para acertar em qualquer ocasião: preta e com design discreto.

ABOTOADURA & PRENDEDOR DE GRAVATA

A abotoadura fica elegante com terno, já o prendedor de gravata está caindo em desuso.

O que as mulheres compram

As opções de acessórios para as mulheres são muito variadas. Em geral, elas se preocupam com o visual, valorizando sapatos, roupa e bolsa de marcas famosas. No caso dos relógios, investem menos do que os homens. Para elas, o mais importante é a marca e o design, não se importam com o mecanismo.

Sejam joias, roupas, esmalte, perfume ou maquiagem, a palavra de ordem é a discrição. Evitar batom vermelho e gloss. Ao comprar perfume, buscar orientação sobre os mais indicados para o dia e para a noite, para não errar. Exagerar no perfume a ponto de ser percebido à distância não é elegante.

Continua depois da publicidade

Algumas marcas desejadas por executivos

Marcas de entrada

Victorinox

Bergerson

Calvin Klein

Longines

Objetos de desejo

Cartier

Montblanc

Omega

Rolex

Breitling

Fonte: dados a partir de entrevistas com consultores da Bergerson