A Índia conta com uma tradição religiosa muito forte e arraigada. E uma das principais festas que carregam esse significado acontecem, anualmente, no início da primavera no país. O Holi, também conhecido como o festival indiano das cores, tem grande importância para a cultura local. Continue a leitura para saber como a festa acontece no país e como outras partes do mundo importou a festividade.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que é o Holi?
O Holi é uma festa indiana celebrada tanto dentro quanto fora do país. O festival geralmente acontece em março como uma maneira dos adeptos da religião hindu celebrarem o amor, um novo recomeço, e agradecerem pelo período que passou.
Continua depois da publicidade
Como o Holi é celebrado?
De forma geral, nesse período do ano, em países como Índia, Nepal e o restante do Sul da Ásia, as pessoas saem na rua com roupas brancas jogando pós coloridos umas nas outras. Além disso, a festa conta com comidas típicas especialmente preparadas para esse momento. Alguns exemplos são a guija, um folhado frito feito com leite, nozes e frutas secas.
As bebidas, por outro lado, são representadas pelo thandai, produzido com leite açúcar, amêndoas, açafrão e pétalas de rosa, sendo servido gelado.
Significado das cores no Holi
De acordo com a Associated Press, na celebração do Holi, cada cor conta com um significado especial. O azul, por exemplo, significa a pele do Lord Krishna; o verde o renascimento e a chegada da primavera; o vermelho é para quem quer casamento e prosperidade; e o amarelo é para desejar esperança.
Continua depois da publicidade
Como é celebrado o Holi fora da Índia?
Para quem chegou aqui e pensou já ter visto essa celebração acontecendo fora da Índia, saiba que você não está errado: todos os países que têm populações hindus têm o festival do Holi, mas de maneira bem mais tímida do que em seu local de origem. Isso porque as festas não indianas contam com reuniões privadas e eventos organizados em templos, sem os pós coloridos e pessoas pintada nas ruas.
Leia mais
As cidades que concentram mais bilionários, segundo a Forbes