Um estudante de Santa Catarina foi o segundo colocado geral no vestibular mais difícil e concorrido do Brasil, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Esta foi a terceira vez que o jovem realizou a prova, sendo que, nas duas primeiras, não foi classificado. Com dedicação e disciplina para estudar, acabou tirando neste ano uma das melhores colocações.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nascido em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, Elias de Vargas Becker, de 18 anos, criou uma rotina de estudos para conseguir realizar o sonho de estudar no ITA. Aluno de um curso pré-vestibular, a ajuda de professores e o apoio da família foram essenciais para a aprovação, porém, a dedicação pessoal combinada com uma rotina regrada fizeram toda a diferença para que o jovem conquistasse o segundo lugar nos exames.
Miguel e Alice: confira o top 10 dos nomes mais registrados em Joinville em 2024
Continua depois da publicidade
Elias conta que, nos três anos que se dedicou para passar no vestibular da instituição, a rotina de estudos variou. No último ano, porém, decidiu dividir melhor o tempo entre estudo e descanso, para que pudesse manter o foco sem ficar exausto.
— Eu acordava por volta de 8h e começava a estudar até o meio-dia. À tarde eu assistia as aulas do cursinho, que iam até 19h ou 21h. Depois eu raramente estudava ou pegava algum material. De manhã, o que eu mais fazia era pegar listas de exercícios que os professores deixavam ou questões do ITA para fazer. Mais perto do vestibular, eu foquei mais nas provas, fazia e corrigia — conta Elias.
A dedicação desempenhada ao longo de três anos gerou resultados. A meta de 2024 foi alcançada por Elias: ele foi aprovado no ITA. O que o jovem não esperava, porém, era que ficaria entre os três primeiros colocados no ranking geral da prova.
— A minha meta, ao longo desses três anos de estudo, sempre foi passar. No dia que eu recebi a notícia da aprovação eu estava com a minha família. A gente se abraçou bastante, foi bem legal, emocionante. Um pouco mais tarde, coisa de uma hora depois, saiu a classificação e aí eu vi que tinha ficado em segundo. Foi mais um motivo pra comemorar, foi bem especial. Eu estava do lado da minha família também, foi muito bom — lembra o estudante canoinhense.
Continua depois da publicidade
Com o ingresso garantido para o ITA, o jovem ainda precisa decidir sobre qual das engenharias quer seguir. A instituição oferece cursos nas seguintes especialidades: eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação, aeronáutica e aeroespacial.
— Eu quero fazer engenharia aeroespacial ou aeronáutica, ainda não me decidi. Mas, agora o ITA tem um esquema diferente, eles mudaram recentemente, em que todos os alunos entram, cursam os dois primeiros anos com todas as matérias iguais e só ao final do segundo ano de graduação é que escolhemos qual dos oito cursos queremos fazer nos próximos três anos. É aí que vai ser a parte mais específica de cada graduação — explica.
Apesar do desafio da aprovação finalmente vencido, a dedicação não acaba. Elias conta que está focado em reunir toda a documentação para garantir que a matrícula seja feita e, enfim, se debruçar sobre os conteúdos que serão ensinados na instituição dos sonhos.
— Vou ingressar no ano que vem, já estou arrumando a papelada para fazer a matrícula em janeiro e as expectativas são boas. Espero que durante estes cinco anos eu possa estudar bastante, aprender muita coisa e estudar algo que eu gosto, que é a engenharia. Espero me formar um bom engenheiro — conta.
Continua depois da publicidade
Ainda que a disciplina e a devoção aos estudos sejam méritos do jovem, Elias conta que o apoio das pessoas ao seu redor foi importante para que conseguisse alcançar seu objetivo. Além de reconhecer o próprio esforço, o canoinhense lembra de agradecer também quem percorreu o caminho ao seu lado.
— Queria agradecer a minha família por sempre ter me apoiado, meu pai, minha mãe, meu irmão e a todos os amigos e pessoas que, de alguma forma, estavam torcendo por mim e me ajudando — finaliza.
Mais sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública e ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos.
Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil e seu vestibular é o mais concorrido e, também, considerado o mais difícil do país.
Continua depois da publicidade
O ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, com especialização em diversas áreas, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.
No Mestrado Profissional, o ITA possui um curso de pós-graduação stricto sensu em parceria com empresas, e cursos de pós-graduação lato sensu dependendo das demandas das Forças Armadas e do mercado. Boa parte dos estudantes de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado recebem bolsas de estudo de agências de fomento ou empresas.
Leia também
FOTOS: Ferrari de R$ 4 milhões chega a SC de navio e mobiliza operação logística
Caos da BR-101 em SC tem nome e sobrenome, mas falta solução: “Só resta paciência”
Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia