Eles são uma das principais atrações da Oktoberfest de Blumenau e já ganharam o mundo. Ao todo, percorreram 19 países, entre eles China e Emirados Árabes. Agora chegou a vez de terem uma casa para chamar de sua. O Espaço Planetapeia ainda está em construção. São, até agora, 80 dias de trabalho para deixar o local pronto. A estrutura ganhou forma e a expectativa é que os 30 brinquedos cheguem à nova morada no dia 20 de outubro, após o último desfile da 35ª edição da maior festa alemã das Américas.

Continua depois da publicidade

Quem acompanha de perto a obra é o criador dos carros, Nerino Furlan. Ele vê orgulhoso o sonho antigo sair do papel justo quando o grupo chega aos 31 anos. Atualmente, todas as invenções ficam em um galpão, no bairro Itoupavazinha. Quando a construção for finalizada, o público também poderá apreciar de perto cada brinquedo, que hoje só são vistos em período de festa. Ainda não se sabe como a visitação vai ocorrer. Se estará aberto diariamente ou aos fins de semana, ainda vai depender de uma logística que está sendo discutida.

O que se tem de certo é que o espaço, situado na Rua das Missões, será um ponto de encontro. Para os 2,5 mil metros quadrados estão previstos, além da área coberta e fechada dos carros, um deck às margens do Rio Itajaí-Açu, com bar e espaço para as crianças. A ideia é que o local também possa ser alugado para festas, já que na parte interna superior haverá um salão.

Todo o empenho é para criar um grande memorial com a trajetória do grupo, com fotos das mais de 25 mil pessoas que já se divertiram nos brinquedos da Planetapeia, o primeiro traje do grupo, a primeira bicicleta e os desenhos que levaram às criações.

Furlan conta que tudo está sendo construído para harmonizar com a paisagem da Ponte de Ferro e também para seguir o padrão da futura obra de urbanização da Margem Esquerda. A proposta é que o Espaço Planetapeia esteja alinhado com a cultura e a história de Blumenau. É pensando nisso, inclusive, que ele se inspirou para criar uma nova atração. O Steinbrüchebier, uma chopeira entalhada em pedra, está sendo fabricada em Minas Gerais e será uma homenagem ao título de Capital Nacional da Cerveja.

Continua depois da publicidade

– O barril de pedra vai jorrar chope e a pessoa vai poder sentar em volta e beber – conta o criador dos brinquedos, que foi pessoalmente escolher a pedra, de 1,5 metro de altura e 1,15 metro de diâmetro.

A novidade é apenas uma das que serão apresentadas neste ano. A família peia vai ganhar ao menos mais cinco brinquedos. Um deles é um Bugattipeia, que ainda precisa ser customizado, mas já é o xodó dessa edição. Furlan diz que o carro é a realização de um sonho e que nunca deixará de ser moderno. Rolimãpeia, Samupeia, Bombeiropeia e um carro dos Flintstones são outras engenhocas que devem alegrar o público nesse ano.

Quando tudo começou

A Planetapeia foi fundada em 25 de setembro de 1987. O primeiro brinquedo foi a Centopeia do Chope, uma inusitada quadricicleta. A criação de Nerino Furlan surgiu da paixão dele pela cultura alemã e pelo encantamento com os desfiles. Ele convidou três amigos para se apresentarem também pela Rua XV de Novembro.

Naquele ano eles conseguiram trajes típicos emprestados e enfeitaram a bicicleta com flores. Mesmo sem autorização da organização, deram um jeito de participar do desfile e caíram no gosto de quem assistia. A partir daquele momento, a família peia não parou de crescer. Vieram a Locopeia, Bondepeia, Fuscopteropeia, Garotapeia, Alfapeia, Trenopeia, Sograpeia. O sucesso é tão grande que por quatro vezes os brinquedos ganharam os cartazes da Oktoberfest. Foi nas edições de 1999, 2002, 2009 e 2015.

Continua depois da publicidade

::: Confira todas as notícias de Blumenau

::: Acompanhe a cobertura da Oktoberfest 2018

Planetapeia em números:

31 anos de fundação

– 412 desfiles até o ano passado

– 25 mil pessoas desfilando em três décadas

– 25 brinquedos já inaugurados

Próximos sonhos:

Troia-peia

– Submarino-peia

– Disco-peia voador

– Zeppelin-peia

– Navarone-peia

– San Sebastian-peia

– Ogiva-peia