O Cemitério de Imigrantes Italianos de Azambuja, em Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, passa por restauração. O local é considerado um patrimônio histórico do pequeno município, de aproximadamente 4,2 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A estrutura está desativada há décadas, e fica localizada no primeiro núcleo de imigrantes italianos estabelecido no Sul do Estado, em 1877. Embora os restos mortais tenham sido trasladados para outros cemitérios, o local ainda conta com lápides originais, cercadas por pinheiros e samambaias.
Na última sexta-feira (17) foi iniciado o trabalho de recuperação do símbolo da imigração italiana no Sul do Estado, por meio da Secretaria de Obras de Pedras Grandes. Conforme a prefeitura, foi feita a limpeza completa na área onde estão as lápides dos primeiros colonizadores italianos.
Um novo acesso lateral foi aberto para facilitar a entrada, possibilitando que futuramente o local possa ser um ponto de visitação. Com o auxílio do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), foi realizado um projeto de mapeamento e identificação dos túmulos, que diagnosticou as intervenções necessárias para a recuperação do espaço.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da restauração do cemitério
Leia também
Papa Francisco envia carta à paróquia de Tubarão: “Carinho e benção”