Natural de Florianópolis, Zion Bethonico é um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude na modalidade de snowboarding. O jovem de 17 anos compete nesta sexta-feira (19), às 23h45min, em Gangwon, na Coreia do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Campeonato Catarinense 2024: tabela, times e onde assistir aos jogos

Primeiro contato com o snowboarding

Zion Bethonico conheceu o snowboarding cross ainda criança, quando viajava para a casa de férias da avó, que ficava nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Aos cinco anos, o catarinense acompanhou o pai, Rangel Pereira Bethonico, com seu irmão, o Noah, para uma temporada de quatro meses em Aspen, nos Estados Unidos. Lá, tiveram o primeiro contato com a modalidade. Ainda na primeira semana, os irmãos que se tornariam atletas profissionais no futuro já conseguiram ficar em pé e descer um trecho de montanha.

— Era a coisa mais mágica, brincando na neve, andando de snowboarding — relembra Zion Bethonico.

A paixão pela modalidade só aumentou quando a família passou dois anos nos Estados Unidos. Desde então, não abandonou mais o esporte.

Quando completou 15 anos, decidiu se dedicar integralmente ao snowboarding e deixar de competir com atletas da mesma faixa etária. Ele ingressou no programa de desenvolvimento do Centro Internacional de Treinamento de Snowboard (ISTC) e passou a estudar à distância para se dedicar aos treinamentos e competições pela América do Norte e Europa.

Por meio de seu irmão mais velho, que se interessou pelas competições, o snowboarder também entrou no atletismo.

Continua depois da publicidade

Ingresso nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

A vaga de Zion Bethonico nos Jogos de Inverno da Juventude foi conquistada pelo Noah, na temporada passada. O mais velho, de 20 anos, já passou da idade da categoria júnior e garantiu este espaço no torneio por meio dos seus resultados no Mundial Júnior, em março de 2023.

O catararinense também competiu no Mundial Júnior e ficou na 26ª classificação, apenas uma abaixo do seu irmão, que terminou em 25º. Com estes resultados, os dois garantiram uma vaga brasileira para os Jogos de Inverno da Juventude.

Entre seus principais resultados, estão as conquistas de 33º lugar na etapa da Copa do Mundo em Mt. St. Ane, 2º no Circuito Sul-Americano, em 2022, top 26 no Mundial Júnior de 2023 e seis medalhas em provas internacionais.

Continua depois da publicidade

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC