O biatlo é um esporte de inverno que junta duas modalidades inesperadas: tiro e esqui. Com raízes nas habilidades de sobrevivência das florestas de neve da Escandinávia, a modalidade chama atenção por ser fora do convencional. O NSC Total te apresenta as regras, características e modalidades do biatlo nesta matéria.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Conheça o catarinense que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Continua depois da publicidade
Como funciona o biatlo
O atleta de biatlo atravessa um terreno coberto de neve, esquiando como na modalidade ski cross country, impulsionados por dois bastões. Neste percurso, o esquiador deve parar em intervalos determinados para praticar o tiro com o rifle, mirando no alvo. A cada uma destas paradas, ele precisa atirar cinco vezes.
A arma utilizada pelos atletas é um rifle calibre .22, especialmente pensado para o biatlo. Os alvos são eletrônicos, assim, quando atingidos, são cobertos por discos brancos. O rifle pode encostar somente nas mãos, bochechas, ombros e peito.
Os atletas podem atirar em pé ou deitados, sendo que na maioria das competições é obrigatório fazer dos dois jeitos. Em cada tiro errado, o atleta recebe uma penalidade: ou voltas a mais de esqui, ou um tempo somado ao seu total.
A classificação no naipe feminino e masculino tem critérios diferentes:
- Homens percorrem entre 10 km e 20 km;
- Mulheres entre 7,5 km e 15 km
Regras e características do biatlo
- Os competidores podem esquiar no estilo clássico ou freestyle, de acordo com a preferência (a maioria prefere o freestyle pela maior rapidez);
- O atleta que quiser ultrapassar um adversário deve sinalizar esta intenção;
- O rifle deve ser carregado nas costas, com a ponta para cima;
- Toda vez que o competidor parar para atirar, deve dar entre três ou cinco tiros;
- A distância entre a linha de fogo e os alvos é de 50 metros;
Continua depois da publicidade
Conheça as modalidades do biatlo
Biatlo individual:
Corridas de 15 e 20 km com quatro rodadas de tiro. Um tiro errado acarreta em um minuto a mais no tempo final.
Biatlo sprint
Corridas de 7,5 a 12,5 km com duas baterias de tiro. Um tiro errado acarreta em uma volta a mais de 150 metros como penalidade.
Biatlo perseguição
Os melhores na corrida sprint avançam para a perseguição. Os atletas devem perseguir seus adversários em um percurso de 10 a 12,5 km, com baterias de tiro. A cada tiro errado, o atleta faz mais 150 metros.
Biatlo largada em massa
Corrida de 12,5 a 15 km em que todos os competidores largam ao mesmo tempo. O percurso tem quatro baterias de tiro e o vencedor será o primeiro a cruzar a linha de chegada. A cada tiro errado, o atleta faz mais 150 metros.
Continua depois da publicidade
Biatlo revezamento
Corridas entre 24 a 30 km. Nesta modalidade, os atletas competem em quatro pessoas por equipe. Cada integrante percorre uma parte do percurso e faz duas rodadas de tiro com três cartuchos extras de munição. Se a equipe não acertar todos os tiros, mesmo com os cartuchos extra, é aplicada uma penalidade de 150m a mais no percurso a cada erro.
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC