Existe uma característica gastronômica que une o Brasil, a Argentina e o Uruguai: a paixão pelo churrasco. Afinal, não há nada que se iguale a um bom corte de carne assado na grelha, o que resulta em um prato simples, mas suculento e delicioso. Apesar de semelhantes, o churrasco nos três países têm métodos de preparo, temperos e ingredientes diferentes. E foi para trazer a experiência de desfrutar um prato diferente que nasceu o Baracchetta, um armazém, bistrô e açougue especializado em carnes nobres.

Continua depois da publicidade

O espaço, que está localizado em Pomerode, a cidade mais alemã de Santa Catarina, nasceu em 2018. Desde então, o Baracchetta oferece ao público pratos que fazem parte das tradições gastronômicas da Argentina e do Uruguai, com sabores únicos. De acordo com o proprietário do bistrô, Marlon Gottardo, o público que prova esses pratos típicos consegue encontrar características únicas e distintas, que encantam os mais exigentes paladares.

O Baracchetta é um armazém, bistrô e açougue especializado em carnes nobres (Foto: Divulgação)

Marlon relata que a ideia surgiu quando ele resolveu abandonar a carreira anterior para empreender em uma cidade totalmente nova, o que foi um grande desafio profissional. Ele conta que mesmo antes de saber qual seria o negócio, possuía o desejo de servir e proporcionar experiências marcantes ao público

— Em algum momento, me caiu a ficha: a carne pode ser o protagonista desse negócio! Sendo gaúcho da região das Missões, e entusiasta da cultura e história dos povos indígenas originários do bioma Pampa, a parrilla logo entrou em cena. Depois, começou um processo de pelo menos dois anos de viagens, pesquisas, cursos na Argentina, comilanças no Uruguai, inúmeras visitas a restaurantes e buscas de experiências em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre — conta.

Ele ainda comenta que na época que começou, as parrillas não eram tão conhecidas no Brasil, o que era um desafio imenso. Mas, ao longo da história do Baracchetta, ele focou em criar uma excelente   reputação do estabelecimento e torná-lo referência em carne e gastronomia.

Continua depois da publicidade

Sabores encontrados no Baracchetta

A Argentina é mundialmente conhecida pelas carnes de alta qualidade e as famigeradas parrillhas, que consistem em um método diferenciado de fazer churrasco. Marlon ressalta que além da preparação, o destaque também está na qualidade das carnes  encontradas no cardápio do Baracchetta. 

— Aqui, é possível experimentar muito da culinária argentina, e muito mais. Outro item que temos no nosso cardápio são as empanadas, uma espécie de pastel que pode ser frito ou assado. Temos duas opções, produzidas por um cozinheiro argentino que reside há anos com sua família em Pomerode. — reforça o proprietário. 

O Baracchetta se tornou referência em carne de gastronomia (Foto: Divulgação)

Já no Uruguai, no ‘assado’ as carnes também são diferenciais, no entanto, há peculiaridades que as tornam únicas. Marlon explica que enquanto argentinos preferem a lenha, os uruguaios preferem usar carvão e grelhas quase sempre com barras em formato cilíndrico, diferentes das com canaletas em ‘V’ que é a queridinha dos seus vizinhos hermanos. Já as carnes habitualmente têm corte mais fino, são feitas em calor mais forte e ficam prontas mais rapidamente.

— Ambos os estilos têm sabores muito característicos. No Baracchetta, temos as duas opções — comenta.

Continua depois da publicidade

Qualidade das carnes

Segundo Marlon, Santa Catarina é reconhecida em âmbito internacional pela excelência na produção pecuária. Por isso, o Baracchetta usa com raríssimas exceções as carnes importadas, principalmente do Uruguai, mas conta com mais de 90% dos cortes provenientes de raças britânicas (angus e hereford), criadas no coração da serra catarinense. A carne oferecida no espaço, seja no açougue ou nos pratos prontos, são fornecidas por produtores certificados, com técnicas de manejo e preocupação com o bem-estar animal. O resultado é uma matéria-prima de alto nível, com sabor singular. 

— A variedade de carnes premium que os nossos clientes encontram aqui torna a experiência ainda mais especial. Não temos nenhum receio em dizer que entregamos aqui um produto no mesmo nível das melhores parrillas de Buenos Aires ou de Montevidéu — comenta Marlon.

Releitura dos sabores tradicionais

O proprietário do Baracchetta comenta que cada prato oferecido pelo bistrô respeita ao máximo cada detalhe das receitas originais, já que a inspiração na culinária da Argentina e do Uruguai são algumas das principais características da casa . Mas, considerando a qualidade dos produtos da região , o estabelecimento utiliza as matérias-primas locais para adaptar as receitas.

— A região do vale do Itajaí, principalmente Pomerode, oferece queijos, frutas, verduras, linguiças e uma infinidade de embutidos, sem falar nas cervejas. Temos várias adaptações, que além de ‘tropicalizar’ um pouco o nosso cardápio, nos dá a oportunidade de mostrar aos turistas que nos visitam a vasta possibilidade de utilização dos produtos regionais — destaca Marlon.

Continua depois da publicidade

Um dos exemplos, segundo ele, é a versão de Ojo de Bife, que leva uma generosa cobertura de creme gorgonzola gratinado, produzido em Pomerode. O cardápio ainda contém um sanduíche inspirado no chivito  uruguaio, que substitui a clássica mussarela por um creme de parmesão tradicional na cidade, ou o arroz de parrilla, que usa o grão e a linguiça Blumenau produzidos na região. 

Próximos passos

Em novembro, a Baracchetta completa cinco anos de atuação. Marlon comenta que a meta para comemorar o aniversário é estar em uma casa maior, mais confortável, que está passando por uma reforma para atender aos clientes do bistrô com conforto e excelência. 

O bistrô do Baracchetta abre de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e nos finais de semana, das 11h às 16h. Já o açougue permanece aberto das 14h às 22h durante a semana, e das 9h às 16h nos finais de semana. Para reservar, basta entrar em contato pelo WhatsApp (47) 991066703.

Saiba mais no site do Baracchetta.