O Brasileirão de futebol americano começa neste sábado, e o time de São José, o Istepôs, já tem a grande arma para vencer a competição: um norte-americano. Ele é o Monterill Anderson Jr, de 24 anos, o principal reforço do time catarinense para o certame nacional. A campanha começa contra o Curitiba Crocodiles, às 14h, no Forquilhão.
Continua depois da publicidade
Monte, um nome mais fácil de se chamar em solo catarinense, é natural de Brighton, cidade próxima a Seattle, na fronteira com o Canadá. Lugar de clima totalmente oposto ao Ilha da Magia. Antes de vir ao Brasil, defendeu as cores do Portland Raiders e por último, as do Georgia Falcons. Mas sempre nutriu o sonho de vir para terras tupiniquins.
— Eu contatei alguns times da Hungria, da Austrália, mas todo americano sempre fala sobre o quão divertido seria morar no Brasil. O quão lindo é o Brasil.
A ponte entre o gringo e o time de São José foi o empresário e jogador do Istepôs Daniel Santos, conterrâneo de Monte, mas com pais brasileiros. Ele precisava de um nativo para dar aulas de inglês na escola dele. E aí o Monte caiu como uma luva: encontrou um teacher e um running back, slot receiver, kick returner e strong safety para o time. A diretoria viu um vídeo com os melhores momentos dele e aprovou o reforço.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, o gringo já até caiu no samba na Praia da Joaquina.
_ Eu amo Florianópolis. Sol, praias em todo o lugar. Adoro a areia, o clima, as praias. E a comida… Eu sou apaixonado por frutos do mar: camarão, peixe, ostra. Ainda quero provar o peixe local aqui… — e arrisca o nome do peixe com bastante dificuldade — a tainha!
O atleta está morando na Costeira do Pirajubaé. Dá aulas particulares de inglês em casa e numa escola em São José. Treina com os Istepôs às terças e quintas. E sábado agora será o primeiro grande desafio.
— O Istepôs é um grupo de grandes amigos. Eu agradeço ao suporte que eles estão me dando quando eu preciso de algo. Tem a barreira da língua agora, então até eu aprender português eles vão me ajudar muito a andar pela cidade, a pedir comida.
Continua depois da publicidade
— Muitos termos do jogo são em inglês, kickoff, endzone. Então fica mais fácil da gente se entender — explica o colega de time Bruno Pauli Siqueira, 28 anos, o Pezão.
Quanto aos planos para o futuro, Monte prefere não ir longe e focar na campanha com os Istepôs.
— Nós temos um grupo que se preocupa uns com os outros e com o time. Eu espero treinar forte cada semana e jogar nos finais de semana. E claro, me divertir.
Monte já é o terceiro gringo no Istepôs
Monterill não é o primeiro estrangeiro a vestir a camisa do Istepôs, mas com certeza é a mais badalada contratação da história do clube. Antes de Monte, outros estrangeiros já brilharam com a camiseta do Istepôs. Um deles foi o americano Tyler James que jogou e foi treinador até começo de 2015. Outro nascido nos EUA é o atleta Daniel Santos, que treina até hoje no grupo principal.
Continua depois da publicidade
Sobre o Brasil Futebol Americano
A competição reúne equipes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Esta é a primeira vez que será realizada com o nome BFA – até o ano passado era chamada de Superliga Nacional. O ano de 2017 é também o da nova configuração para a competição nacional: até 2016 existiam outras duas disputas: Torneio Touchdown e Superliga Nacional. Serão 30 times em busca do título de um dos esportes que mais cresce no país. São 22 cidades e 16 estados representados na disputa.
Serviço:
O que: São José Istepôs X Coritiba Crocodiles
Quando: 08 de julho
Horário: 14 horas
Local: Colégio Forquilhão – Rua Oswaldo Cruz, Picadas do Norte – São José
Ingresso: R$10