O catarinense Leonardo “Pluz” Vieira tem 22 anos, é aluno da 5ª fase de Engenharia Elétrica no Instituto Federal Catarinense de Florianópolis. O primeiro contato com o League of Legends ocorreu em 2012, daquele ano até 2020, ele jogava apenas por diversão, até que surgiu a oportunidade de fazer parte da equipe de competição da AATIF, onde é atualmente o capitão do time.

Continua depois da publicidade

A experiência no competitivo universitário

Ele cita: “antes da pandemia, eu não imaginava que existiam tantos campeonatos universitários da modalidade, em 2020 quando começamos competir, conseguimos ter sucesso já no nosso primeiro torneio, onde ficamos na segunda colocação. Depois disso, conseguimos participar de outros campeonatos e treinando ainda mais pra melhorar”.

Leonardo fala que uma pausa das competições foi necessária, voltando competir nesse ano, onde disputaram 3 campeonatos. Conseguiram o título no Engenhariadas Sul contra atléticas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a vice colocação na Copa Bye, realizada pela Agência Bye em parceria com outras atléticas do estado.

Leonardo
Leonardo “Pluz” Vieira é o capitão da equipe de League of (Foto: Leonardo Vieira/Divulgação)

Um dos destaques do jogador foi no Torneio Interno dos Institutos Federais. As etapas de Santa Catarina e do Sul do Brasil, Leonardo e seus companheiros de equipe venceram, classificando para o Torneio Sul-Brasileiro de League of Legends (LoL) dos Institutos Federais. Abaixo, uma lista com os principais campeonatos de Leonardo.

· 1º lugar E-Sul 2021 (Campeonato Entre engenharias Região Sul);

Continua depois da publicidade

· 1º lugar eJIFSC 2020 (Campeonato entre todos alunos e Campus do IFSC);

· 1º lugar eJIF-Sul 2020 (Campeonato entre todos alunos e Campus dos IF’s do Sul);

· 2º lugar Copa-Bye (Campeonato entre atléticas de Florianópolis);

· 2º lugar Copa Farol (Campeonato entre atléticas do Sul).

Preparação para o Torneio Universitário de eSports

Um dos maiores problemas para os times universitários é a conciliação dos estudos da faculdade com a rotina dos treinamentos. Com a AATIF isso também se repete, Pluz relatou: “A maior dificuldade do time hoje é a dificuldade com os treinamentos, 4 jogadores do time estão em fase de estágio, além das aulas que para alguns é no período da manhã, para outros no período da tarde e alguns no período da noite”.

> Conheça o Torneio Universitário de eSports, o TUeS
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A oportunidade de tentar jogar profissionalmente chegou para um dos jogadores da equipe da AATIF, e Pluz contou um pouco como é essa experiência. “Um dos nossos melhores jogadores da equipe que atualmente é coach/reserva, está se dedicando para chegar em algum time profissional de League of Legends. Ele precisa se dedicar no jogo ao máximo, além disso, ele faz streams no tempo livre (que é pouco). Então, além dos 4 jogadores com estágio, ele também é uma incógnita em relação ao tempo livre para treinar. Porém, todos as dicas que ele passa pra gente são benéficas, conseguimos melhorarmos o nosso jogo”.

Mas com muito planejamento e esforço dos próprios atletas, a equipe consegue realizar os treinamentos duas vezes na semana no período da noite. Nos finais de semana, procuram jogar algum campeonato para colocar em prática o trabalho da equipe.

Continua depois da publicidade

A expectativa de Leonardo e dos demais jogadores do League of Legends da AATIF para o TUeS é conseguir a classificação da fase regional Sul. A fase nacional é onde terão equipes de todo o Brasil, nessa, o objetivo é desempenhar da melhor forma possível, indo o mais longe que conseguirem no campeonato. Lembrando que Pluz e seus parceiros de time estreiam no dia 11 e 12 de setembro na fase regional Sul de League of Legends.

Leia também:

Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games