Ele tem 1,72 de altura, mas isso nunca o impediu de se destacar em um esporte dominado pelos altões. Com arremessos precisos, roubadas de bola e visão para armar estratégias de jogo, Leandro Garcia Peres, 25 anos, conquista seu espaço no basquete. Conheça um pouco mais do jovem dos Ingleses, personagem da série Talentos da Comunidade dessa semana.

Continua depois da publicidade

O amor de Leandro pelo esporte está marcado no braço. São duas tatuagens – uma bola de basquete pegando fogo e o símbolo do Michael Jordan, astro do baquete mundial. A habilidade do rapaz é tanta, que em referência ao jogador ele ganhou o apelido de “Mini Jordan”.

– Esse apelido veio porque sempre sou o menor do time. Isso às vezes me atrapalha, mas como jogo na posição de armador, consigo me virar, tenho bastante controle de bola – explica.

Leia todas as reportagens da série Talentos da Comunidade

Continua depois da publicidade

Leandro se mudou com a família de Santos para Florianópolis quando tinha nove anos. Ele recorda que lá gostava de assistir a jogos de basquete, mas nunca tinha se arriscado a jogar. Seus primeiros passo no esporte começaram aos 15 anos, batendo bola com amigos em uma quadra nos Ingleses. Sua habilidade chamou a atenção e logo começaram a surgir convites e oportunidades para jogar em times amadores e fazer viagens pelo Brasil.

– Viajei para o Rio de Janeiro, participei do campeonato da Red Bull e da Central Única de Favelas (Cufa). O basquete mudou muitas coisas na minha vida, pude conhecer muita gente, viajar pelo Brasil. Se não fosse pelo basquete não teria tido as oportunidades que tive – diz.

Finalista do Globetrotter Brasileiro

Uma das experiências mais marcantes que Mini teve com o basquete foi ficar entre os 10 finalistas do concurso para escolha de um Globetrotter Brasileiro, em 2010. O time Halem Globetrotetters é uma lenda no basquete mundial, conhecido pelas exibições nos shows de basquete com jogadas mirabolantes, com muita criatividade e diversão para quem assiste. Durante uma semana e meia, Leandro ficou confinado em uma casa com outros atletas aprimorando sua técnica com os treinadores do time:

Continua depois da publicidade

– Foi uma experiência muito boa e diferente, os caras são muito bons, treinam para isso. Em uma semana aprendi mais do que um ano. Tem o show, mas também tem a parte do jogo mesmo, em que se treina muito fundamento – conta.

Depois desta experiência, até surgiram algumas oportunidades de tentar carreira no exterior, mas a falta de dinheiro e algumas lesões acabaram deixando o sonho de lado. Atualmente o rapaz trabalha em uma loja de skates e treina basquete três vezes por semana:

– Aqui no Brasil é complicado. Mas ainda tenho vontade de viver do basquete se surgir alguma coisa.

Continua depois da publicidade

Raio X

Leandro Garcia Peres

Idade: 25 anos

Comunidade: Ingleses – Florianópolis

Talento: Jogador de Basquete