Todo mês, Galeno Chaves, de 50 anos, ganha uma galinha do sobrinho, Rafael Campos, que mora em um sítio em Biguaçu. Com a ave, prepara uma galinhada especial para os amigos. É sua especialidade. As galinhas chegam vivas e é Chaves quem as mata e as coloca na panela. Mas, um dia, Rafael mandou um galo. Aliás, o galo: o Júnior.

Continua depois da publicidade

– Ele olhou pra mim, eu olhei pra ele – simplifica Galeno.

Foi o suficiente para Chaves adotar a ave e batizá-la de Júnior.

Assista ao teaser sobre o galo que virou celebridade:

Continua depois da publicidade

O galo virou atração na Rua Conselheiro Mafra, onde Chaves trabalha há 30 anos em uma loja de, por ironia do destino, fogões e panelas. Ele fica na porta da loja, empoleirado em um fogão. De vez enquando solta um cacarejo alto que atrai olhares no Centro nervoso de Floripa.

– Celebridade, né, Júnior? Hein, neguinho do pai? – pergunta Chaves, cheio de chamego com o galo, peito estufado de orgulho ao ver as pessoas pararem para fotografar ou apontarem para a ave. Conversar com o animal é comum. Segundo seu funcionário, Elton Antônio da Luz, os dois ficam horas batendo papo.

Já teve ovelha e quase adotou onça

Chaves diz que nunca quis ter filhos e não os têm. Mas sempre amou os animais, não importa o tamanho, espécie ou raça. Ele conta que aos 16 anos teve uma ovelha de estimação, que quando pequenininha dormia com ele. Depois, aos 20 e poucos, diz que praticamente adotou uma onça que vivia em um cativeiro do Ibama.

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: Todas as notícias da Grande Florianópolis

.: Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Ele chegou a se tornar um voluntário do instituto só para ficar perto do felino. Mas agora está há seis meses só amando o Júnior. Assim que o galo chegou, Chaves comprou uma coleira de peitoral, normalmente usada por gatos e cachorros de pequeno porte. A ideia foi de um funcionário, Elton.

– Já que o Júnior tá sempre com ele, achei melhor e dei a ideia. Ele fica quietinho pra gente colocar a coleira. Acho que ele gosta da atenção que damos – conta Elton, fazendo carinho na ave.

Casa, namorada, banho e manicure

Júnior ganhou também uma gaiola, que Chaves faz questão de mostrar que fica sempre aberta e, há um mês, ganhou também uma namorada, a Dalziza, uma galinha. O galo toma banho toda semana com sabonete para ficar cheiroso e para que as penas continuem branquinhas, diz Chaves.

Continua depois da publicidade

Dalziza (D), a namorada galinha

Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

O tratamento é vip e as unhas também ganham cuidados especiais: são lixadas e esmaltadas com base. O almoço de Júnior é sempre ao meio dia. Come arroz, couve e chuchu, além da ração, que fica à sua disposição o dia todo.

E não é que Júnior é manso mesmo? O galo aceita carinho de estranhos, mas é com Chaves que relaxa. Chega a fechar os olhos e a sentar.

– Melhor dar carinho pra ele do que pra muita gente que anda por aí. Júnior é carinhoso. Tem alma – diz Chaves.

Continua depois da publicidade

A esposa de Chaves, Solange Palmira Mendes diz que já conheceu o marido assim, com o coração grande e nem liga mais. Acha engraçado e ri quando eles saem pelas ruas do Centro.

Chaves continua fazendo galinhada todo mês para os amigos, mas em Júnior ninguém toca.

– Já é da família.

Teaser do galo mais famoso de Florianópolis