Foguinho é um dos destaques da Copinha 2020. Pela Chapecoense, ele marcou seis gols nas três partidas da primeira fase e aparece como um dos artilheiros da Copa São Paulo de futebol júnior. O jogador é meia, tem 19 anos e pouco tempo na Chape.
Continua depois da publicidade
Na estreia, ele marcou quatro gols na vitória da Chapecoense sobre o União ABC-MS. Em novo triunfo por 5 a 1, desta vez sobre o Suzano, ele marcou mais dois.
Ele chegou em Chapecó em agosto do ano passado. Antes, havia passado pela base de Guarani, Juventus e Botafogo. O apelido é evidente pelas características físicas, o cabelo ruivo e sardas pela face. Seu nome é Vinícius Xavier.
Foguinho nasceu em Ouro Preto (MG), no distrito de Santa Antônio do Salto, e aos seis anos descobriu a bola.
– Gosto de futebol desde que conheci o futebol. Sempre quis fazer parte desse meio. É oportunidade e mudar a vida da família e ajudar a quem precisa – conta o jogador de 19 anos, que aos 13 anos chegou a estar no Cruzeiro.
Continua depois da publicidade
Pela Chapecoense disputa pela terceira vez a Copa São Paulo de futebol júnior. Experiente na competição, tem a Copinha como uma vitrine e espera que seja um passaporte para a profissionalização.
– Eu espero fazer um bom campeonato e dar o meu melhor, porque assim como tem uma grande visibilidade pro grupo, também tem a visibilidade individual. Então, espero aparecer bastante até para ter a oportunidade de subir para o profissional da Chapecoense – disse.