Sempre abrilhantado por integrantes da Fórmula-1, o 9º Desafio Internacional das Estrelas dá ao público catarinense a chance de conhecer neste fim de semana pilotos que podem ser o futuro do Brasil na principal categoria do automobilismo mundial. São os casos do brasiliense Felipe Nasr, 21 anos, e do baiano Luiz Razia, 24.
Continua depois da publicidade
No ano passado, Felipe Nasr fez bonito em sua primeira participação no Desafio e lembrou os bons tempos de kart, quando sagrou-se campeão brasiliense e brasileiro da categoria escola. Venceu a segunda bateria para ficar com o vice-campeonato da edição 2013, atrás do francês Jules Bianchi.
Cotado para o ser o segundo brasileiro na temporada 2014 da F-1, Felipe negociou com equipes médias (Sauber e Force India) após dois anos na GP2 Series. Mas o mais provável é que se torne piloto reserva da Williams, que terá Felipe Massa e o finlandês Valttery Bottas. Bem patrocinado – o Banco do Brasil investe na sua carreira desde que foi para o Exterior -, Felipe poderá ajudar o xará a conquistar patrocinadores nacionais para tapar o furo com a saída do venezuelano Pastor Maldonado, que era bancado pela petrolífera PDVSA.
Já o baiano Luiz Razia disputa o Desafio das Estrelas pela primeira vez, com o patrocínio da empresa catarinense Real PVC, de Timbó. As pequenas Marussia e Caterham poderiam ser o destino do piloto, que foi campeão da GP2 em 2012 e piloto de testes da equipe Virgin, em 2011. No final de 2013, Razia esteve perto de acertar com a Marussia. Porém, o piloto precisava de um pacote de patrocínios para levar R$ 35 milhões para a equipe, o que não aconteceu e impossibiltou o acordo.
Continua depois da publicidade
Chateado com a falta de apoio em detrimento a sua capacidade técnica, Razia desabafou nas redes sociais, fato que repercutiu de forma negativa nos bastidores da categoria. O piloto acusou a Toro Rosso de vender uma das vagas para pilotos, algo comum em um esporte movido a altas cifras.
Confira os caminhos das carreiras da dupla:
A trajetória de Felipe Nasr
2012 – GP2 Series – 10º colocado; 24 horas de Dayton – 3º colocado
2011 – Formula 3 Inglesa – Campeão, com sete vitórias; 2º no 58º Grande Prêmio de Macau 2010 – Fórmula 3 Inglesa – 5º colocado, com uma vitória/ 11º no 57º Grande Prêmio de Macau
2009 – Formula BMW Pacific – duas vitórias em três provas; Campeão da Formula BMW Europeia com sete vitórias
Continua depois da publicidade
2008 – Formula BMW America – duas provas e um pódio
2007 – Fórmula Sudam Jr – Graduados B – Campeão
2006 – Kart – Campeão
brasileiro júnior
2005 – Kart – Campeão Centro Oeste júnior
2004 – Kart – Campeão da Copa Brasil e do Brasiliense júnior
2003 – Kart – Campeão
brasiliense júnior
2002 – Kart – Vice-campeão
brasileiro júnior
2001 – Kart – Vice-campeão brasileiro cadete e campeão brasiliense
A trajetória de Luiz Razia
2012 – GP2 – Campeão pela equipe Arden Internacional com quatro vitórias
2011 – GP2 – 12º colocado pela equipe AirAsia 2010 – GP2 – 11º colocado pela Rapax Team e piloto de testes da Virgin Racing (F-1)
2009 – GP2 – 19º colocado pela equipe FMS International
2008-09 – GP2 Asia Series – 13º colocado com uma vitória pela equipe Arden Motorsport
2008 – Euroseries 3000 – 3º colocado, com três vitórias pela ELK Motorsport Bull Racing
2007 – Euroseries 3000 – 3º colocado, com uma vitória pela Fisichella Motorsport
2006 – Fórmula 3 Sul-Americana – campeão, com sete vitórias pela Dragon Motorsport
2005 – Fórmula 3 Sul-Americana – 6º colocado com duas vitórias pela Dragon Motorsport
2004 – Campeão Brasileiro, da Copa Centro-Oeste e Brasiliense de Kart.
2003 – Autocarros – vice-campeão baiano
2002 – Autocarros – estreia no campeonato baiano