O que significam 20 anos de história para uma empresa? No caso da Totali Sistemas, com duas décadas de atuação no mercado de automação comercial, representam muito trabalho, crescimento e, mais recentemente, expansão para o mercado internacional.
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Especializada em sistemas para os segmentos de moda, confecção, materiais de construção, autopeças, perfumaria, papelaria e informática, a empresa blumenauense foi fundada em 2001 com o nome de “Total”. Inicialmente, atendia diversos segmentos de comércios de pequeno porte, chegando a ter mais de 4.200 clientes nas 40 revendas espalhadas em todos os estados do Brasil, bem como no Chile e na Argentina. Hoje, tem como foco oferecer uma solução completa composta por sistema, treinamento, consultoria e manutenção para empresas de médio porte.
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— Essa mudança no foco da empresa representou uma redução no número de clientes ativos, mas um aumento no valor do nosso ticket médio. Passamos a vender sistemas de gestão para o comércio com ferramenta de Business Intelligence (BI) integrada e, depois, passamos a oferecer sistemas de CRM e integração com marketplace. Em 2019, a Totali passou a integrar o grupo Datainfo, e foi aí que mudamos de nome de Total para Totali, pois começamos a oferecer automação aliada a ferramentas de inteligência de mercado — relata Edilson Paterno, fundador da companhia.
Atento às mudanças e ao avanço da tecnologia, o empresário também tem em seu radar as possibilidades de internacionalização. Ele conta que, há cerca de dez anos, a Totali participou de um projeto conduzido em parceria pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e pela Prefeitura de Blumenau que levou um grupo de empresas para Portugal, onde tiveram um escritório comercial pelo período de dois anos.
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— Desde o início temos uma parceria com o Sebrae, participando de eventos, treinamentos, missões e feiras, como a Fenasoft. E, agora que estamos retomando o projeto de internacionalização junto ao grupo Datainfo, voltamos a procurar a instituição e o programa Go To Market.
Desenvolvido para ajudar empresas a aumentarem sua competitividade no mercado internacional, o programa Go To Market oferece conteúdos sobre importação, exportação, joint ventures, franquias, investimento direto e indireto com o objetivo de incentivar os negócios catarinenses a ultrapassarem as fronteiras do estado e do país. Segundo Filipe Gallotti, gerente de internacionalização do Sebrae/SC, o principal objetivo é promover a competitividade com sustentabilidade para pequenas empresas:
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— O programa tem entrega para toda e qualquer micro e pequena empresa que atue no mercado internacional, ou, que não atue. Seja uma empresa do setor de tecnologia, seja do setor têxtil, ou até mesmo uma cervejaria… O que fazemos é estimular o empresário, para que ele olhe alguns conceitos dentro da sua empresa e revisitando esses conceitos, vamos, em conjunto, identificando as lacunas e deficiências, ofertando o que o Sebrae faz de melhor, que é a capacitação para que o empresário possa aumentar os seus ganhos.
Com duração de um ano, o projeto teve início em 2020 e já atendeu mais de duas mil empresas catarinenses. De acordo com Filipe, o Go To Market contribui para desmistificar a temática da internacionalização entre os pequenos negócios, fazendo com que os empresários se preparem para as oportunidades de expansão.
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Case de sucesso
Participante desde 2020 do Programa de Internacionalização do Sebrae, a Totali vem reforçando seu planejamento de internacionalização. Edilson diz que há um projeto em andamento para levar os sistemas da empresa para outros países da América Latina, além de, concomitantemente, melhorar os processos e ações no mercado interno brasileiro.
— Participar do Go To Market com o Sebrae nos possibilita ter acesso a consultoria e material sobre venda de sistemas e serviços. Além disso, o programa tem aumentado bastante o nosso network, tanto com empresas com objetivos similares quanto com outras que são especializadas em comércio exterior e que poderão nos auxiliar bastante.
Na avaliação do gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, a Totali vem desenvolvendo sua área internacional ao longo dos quase dois anos de programa.
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— Eles nos acompanharam na missão do Web Summit 2021, maior evento de inovação e tecnologia que existe na atualidade, que acontece em Lisboa. Na oportunidade, fizeram algumas tratativas, algumas negociações, que vem aí evoluindo ao longo do tempo. A Totali teve um aumento de resultados, tanto no mercado nacional como algumas novas oportunidades no mercado internacional.
Saiba mais sobre o Programa Go To Market do Sebrae e conquiste presença internacional com sua empresa.
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