Que a Oktoberfest de Blumenau é uma das festas da cerveja mais tradicionais do Brasil, todo mundo já sabe. Além de ser a maior do país, é também a segunda maior do mundo, atrás apenas do evento original, realizado anualmente na cidade de Munique, na Alemanha. E é exatamente por já ser tão tradicional – afinal, está chegando à sua 38ª edição – que a festa que agita o Vale Europeu tem também suas peculiaridades.
Continua depois da publicidade
Nessas quase quatro décadas, a Oktoberfest adquiriu características que tem tudo a ver com a cultura brasileira, sem deixar de lado a influência das tradições alemãs que ajudaram a construir a cidade de Blumenau. E o que é mais brasileiro do que a alegria e a animação para curtir um evento em família ou entre amigos?
Foi com esse espírito que a festa, que começou como uma das formas de reerguer a cidade após as enchentes devastadoras na década de 1980, se tornou tão grande: no ano passado, reuniu mais de 600 mil pessoas durante seus 19 dias.
Conheça algumas das tradições que fazem do evento blumenauense único:
A “festa de outubro” acontece… em outubro
Pode soar estranho, mas essa é uma característica da Oktoberfest de Blumenau que não se assemelha com o evento que inspira a festa em solo catarinense: em Munique, os festejos começam em setembro.
Continua depois da publicidade
Originalmente, ela acontecia no mês de outubro mas, a partir de 1094, foi adiantada e passou a ser realizada em meados de setembro. O motivo? O clima na Alemanha é mais favorável neste mês, o que permite que os visitantes aproveitem dias mais bonitos e apreciem os jardins do parque. No Brasil, no entanto, o evento foi sempre realizado no mês de outubro.
Competições e brincadeiras
Durante os dias de festa, são realizadas diversas competições que já viraram tradição na Oktoberfest de Blumenau. A mais conhecida é o “Chope em Metro”, que ocorre desde a primeira edição do evento e consiste em consumir uma tulipa de um metro, com 600ml de cerveja sem álcool, sem babar ou tirar a taça da boca. Vence quem terminar no menor tempo.
Além desta, outras atividades foram ganhando adeptos, como a “Prova do Serrador” (para ver qual dupla consegue serrar uma tora de madeira no menor tempo), o desafio “Equilibristas do Chope” (consumir toda a cerveja sem álcool de um copo colocado em um brinquedo feito de madeira com cordas e colocado no participante como uma mochila) e a mais recente, o concurso “Comedores de Rollmops” (em que os participantes são desafiados a comer dez rollmops em dois minutos), entre outras.
Fritz e Frida
Uma das formas pelas quais a Oktoberfest de Blumenau mantém contato com as origens alemãs das famílias que se assentaram na região e iniciaram a colonização é por meio dos trajes típicos.
Continua depois da publicidade
E o incentivo vai além, pois é até mesmo financeiro: quem frequenta a festa trajado com as roupas características tem entrada gratuita de domingo a quarta-feira, e direito à meia-entrada de quinta à sábado (válido para todos os dias, exceto feriados e vésperas).
Ingressos
A Oktoberfest de Blumenau começa em 4 de outubro e vai até o dia 22, com 19 dias de festa no Parque Vila Germânica. Os ingressos já estão à venda no site oficial do evento, e os valores variam de R$ 11 a R$ 60, a depender da categoria e da data escolhida.
A opção da meia-entrada está disponível todos os dias para menores de 18 anos, estudantes, jovens de baixa renda, professores, pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, e doadores de sangue.