A Olimpíada no Rio de Janeiro, marcada para agosto deste ano, terá fornecedores catarinenses. Das 300 empresas que se cadastraram no Portal de Suprimentos Rio 2016, através do programa Sebrae no Pódio — um convênio de cooperação técnica entre o Comitê Organizador da Rio 2016 e possíveis fornecedores de produtos e serviços para evento —, cinco já foram classificadas como aptas para fornecer algum itens durante os jogos que começam daqui 100 dias, em 5 de agosto.
Continua depois da publicidade
Entre as empresas aprovadas — todas já participaram de eventos testes dos jogos — está um um grupo de Florianópolis que vai fornecer em torno de 2 mil camisetas de lycra para diversos atletas da competição. Atendendo a dois públicos diferentes — profissional e amador —, os sócios Flávio Maurano e Márcio Anselmo de Nogrega estão à frente a Nob Multisports, que fabrica produtos náuticos, e a Skyhill, que há pelo menos 20 anos vende produtos de neoprene e linha fitness.
Antiga conhecida de velejadores como Robert Scheidt, a Nob conseguiu, depois de quase 10 anos desenvolvendo uniformes e coletes de flutuação para os competidores de vela, o reconhecimento que carimba a empresa para entrar no mercado Olímpico. Hoje, o negócio conta com uma equipe de 30 pessoas entre produção e administração.
— Não foi algo momentâneo, foi reflexo da relação que já tínhamos com os atletas. Fomos indicados por eles, inclusive. É um grande orgulho porque fomos escolhidos pela qualidade e não preço preço — afirma Nobrega. Ele diz que a empresa já participou de eventos teste em 2014 e 2015 fornecendo os coletes para os velejadores.
Continua depois da publicidade
Outras três empresas que fornecerão algum produto ou serviço para a Rio 2016 são a Squadra Marine Velas Sul, também de Florianópolis, que trabalha com locação de embarcações; o Grupo DOT, que fornece o sistema de informação para o monitoramento e acompanhamento da parceria entre o Sebrae e o Comitê Olímpico; a Gamper Náutica, de São Francisco do Sul, que fornecerá 58 embarcações que farão a segurança marítima durante os jogos e a Número 1, de Florianópolis, uma marca de banheiros portáteis.
Evento do Sebrae reuniu cerca de 30 empresários nesta quarta-feira
Reunidos no Chama Empreendedora, primeiro evento sobre o assunto em SC promovido na manhã desta quarta-feira no auditório da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) no Centro de Florianópolis, os sócios da Nob&Skyhill conversam, segundo a assessoria de imprensa, com outros empresários que também estão no processo para se tornarem fornecedores da Olimpíada.
Além de acompanhar o bate-papo, o grupo formado por aproximadamente 30 pessoas ainda assistiu à palestras sobre exportação e conheceu um pouco mais sobre os programas que auxiliam os empresários nessa modalidade de negócio, com o Sebrae no Pódio, Exporta Fácil e o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
Continua depois da publicidade
— Orientamos, auxiliamos, capacitamos e incentivamos a inscrição desses empresários, sua maioria de pequeno e médio porte, no Comitê Organizador. Assim, se eles atenderem à todas as exigências, passarem na concorrência e forem habilitados, poderão fornecer produtos para os Jogos Olímpicos. Quem conseguir avanças nas etapas já conseguirá, automaticamente, uma certificação que comprova a certificação da empresa, o que os deixa pré habilitados para participar de futuras exportações — explica a coordenadora regional do Sebrae na região da Grande Florianópolis, Soraya Tonelli.
Atualmente, cerca de 12 mil empresas já foram cadastradas no Portal de Suprimentos Rio 2016.