A cidade de São Carlos, no Oeste de Santa Catarina, tem em suas águas termais, às margens do Rio Uruguai, uma das suas principais características. Com uma população de aproximadamente 10,2 mil pessoas de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a “Capital da Hospitalidade”, como é conhecida, compõe o Vale das Águas, região turística do Estado rica na oferta de águas termais, minerais ou sulfurosas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja curiosidades de São Carlos
Sua história começa em 1927, quando foi colonizada por alemães que vieram do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A grande maioria foi atraída pelas ofertas para aquisição de terras férteis, oferecidas pela Companhia Territorial Sul Brasil.
Continua depois da publicidade
Conheça São Joaquim: neve, turismo e Festa Nacional da Maçã
Inicialmente recebeu o nome de Porto dos Cantadores, que mais tarde foi substituído por São Carlos, numa homenagem da população local ao engenheiro chefe da empresa de colonização, Carlos Culmey. Pertencente ao município de Chapecó, São Carlos se emancipou no dia 21 de fevereiro de 1954.
Vai visitar São Carlos? Confira como comprar sua passagem
Economia de São Carlos
São Carlos possui um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de R$ 520,8 milhões, sendo que 31,3% do valor adicionado advém da indústria, na sequência aparecem as participações dos serviços (30,6%), da agropecuária (24,7%) e da administração pública (13,3%), segundo dados do IBGE.
O município também é famoso pela variedade no setor de corte e costura, abrigando empresas nacionais e internacionais de materiais esportivos, moda jovem e masculina.
Melhores águas termais do mundo
Segundo a Secretaria de Turismo de São Carlos, a cidade é historicamente conhecida por possuir uma das melhores águas termais do mundo. Considerada uma prática tradicional de saúde, é utilizada para tratar e prevenir problemas físicos e mentais, como a diminuição de dores e tensões musculares, normalização da pressão arterial, melhora do sono, redução do nível de estresse e ansiedade.
Continua depois da publicidade
Localizada no Vale das Águas catarinense, a água termal brota do subsolo com uma temperatura elevada e rica em minerais, que variam de acordo com a região. Por conta disso, a cidade possui resorts que proporcionam diversas atividades para quem deseja conhecer as piscinas naturais. Um desses lugares é o Pratas Thermas, que detém uma água alcalina bicarbonatada-sulfatada e sulfurosa, composta por minerais indicados no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e problemas de pele.
A temperatura das águas termais varia de 38ºC a 40ºC. Entre as modalidades de termalismo, estão banhos de imersão, banhos localizados, jatos direcionados, vaporização e imersão em piscinas. O local possui 72 apartamentos com banheiros privativos, wi-fi e ar condicionado.
Para quem está em busca de entretenimento junto com a família, o mais indicado é o complexo de piscinas São Carlos Park Termal. O espaço possui banheiras de imersão individual, piscinas térmicas e de hidroginástica.
Em sua parte externa possui tobogãs, balde maluco, piscinas com diversos níveis de profundidade, rio lento e bar molhado. A água mineral é fornecida por um poço profundo, e chega às piscinas na temperatura média de 40ºC.
Continua depois da publicidade
Entre as opções gratuitas, está a Prainha no Rio Uruguai, indicado para momentos de lazer e contemplação. O espaço possui churrasqueiras, mesas, quadra de areia, campo de futebol e uma prainha para pesca e banho.
Distância de São Carlos para outras cidades de SC
- São Carlos a Chapecó: 46 quilômetros
- São Carlos a Concórdia: 128 quilômetros
- São Carlos a Blumenau: 517 quilômetros
- São Carlos a Joinville: 547 quilômetros
- São Carlos a Criciúma: 560 quilômetros
- São Carlos a Itajaí: 566 quilômetros
- São Carlos a Florianópolis: 711 quilômetros
Como chegar
- De ônibus: para chegar em São Carlos de ônibus a viação que mais oferece viagem é a Reunidas, partindo de Florianópolis e Itajaí.
- De carro: independente do ponto de partida o motorista terá que pegar a BR-282.
- De avião: Quem chega em Santa Catarina de avião e deseja visitar São Carlos, é aconselhado descer no Aeroporto de Chapecó, a cidade mais próxima do destino final.
Leia mais
Conheça Biguaçu: uma das cidades pioneiras de Santa Catarina