Bruno de Oliveira tem 26 anos e é natural de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. No Counter-Strike: Global Offensive, Bruno é conhecido como “nollan”. Atualmente, o jogador é estudante do curso de Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville e já está na fase final de estágio. 

Continua depois da publicidade

A experiência no Counter-Strike é gigante, começou no jogo em 2007, ainda no Counter-Strike 1.6, e depois do lançamento do Global Offensive, migrou para o novo jogo. Essa experiência fez com que nollan se sentisse bem na posição de Capitão nas equipes que joga, também conhecido como in-game leader ou IGL.

Bruno “nollan” de Oliveira é o atual IGL da UFSC Titans.
Bruno “nollan” de Oliveira é o atual IGL da UFSC Titans. (Foto: CBDU/Divulgação)

Durante a pandemia, um projeto novo chamado UFSC Titans foi criado por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina com objetivo de ser uma das equipes de competição da universidade. O time de CS:GO foi uma das modalidades que desde a criação já constituía de uma lineup. Bruno “nollan” de Oliveira, juntamente com outros dois jogadores da Atlética Camaleão da UFSC Joinville, migraram para a UFSC Titans em busca de títulos e um crescimento dentro do cenário universitário.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Treinamento e preparação para o TUES

Quando perguntado sobre a rotina dos treinamentos, nollan destaca: “A gente treinava juntos quatro vezes na semana, de segunda a quinta, a partir das 20:00. O foco dos treinamentos era o modo treino (Gamers Club) contra outras equipes/times fechados. Alguns treinos rolavam de maneira off, treinávamos algumas “plays individuais” ou jogadas de team play diferentes”. Os 5 jogadores da lineup juntamente com o coach, realizavam atividades acadêmicas, além de trabalhos profissionais e estágio. O tempo precisava ser otimizado para que os treinamentos ocorressem de maneira adequada, sem prejudicar as tarefas do dia-a-dia.

Continua depois da publicidade

> Conheça o Torneio Universitário de eSports, o TUeS
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Porém, nollan citou: “Nas últimas semanas a rotina dos treinos foi prejudicada pelo final de semestre, os jogadores tinham provas e trabalhos da faculdade e isso refletia no rendimento nos treinos”. Ele também falou sobre a nova metodologia de treinos que adotaram em virtude desse sobrecarregamento de atividade dos jogadores. “Como a gente não está tendo muito tempo disponível para treinarmos os 5 juntos, o que eu cobro do pessoal é treinar o individual. Deixar a mira em dia é essencial, para chegar no dia dos jogos e os tiros encaixarem. O team play a gente já tem, temos o conhecimento tático nos mapas, então a confiança em si é o que vai contar agora”. Ele comenta também, que os jogadores se ajudam na troca de informações sobre algumas jogadas e dicas de posicionamento dentro do jogo. Materiais são disponibilizados, os jogadores assistem e depois aplicam dentro do jogo.

Conquistas no cenário Universitário e Amador

Nollan já disputou diversos campeonatos amadores e universitários no estado. Pela Atlética Camaleão do Campus de Joinville da UFSC, em 2017 disputou o segundo Split do TUeS (Torneio Universitário de eSports), já em 2018, participou das duas edições, o 2018.1 e o TUeS Calouros 2018. Em 2019, também pelo TUeS, disputou a etapa SC, Sul e depois a nacional. Ainda pela Camaleão, disputou a primeira e a segunda edição da Liga Universitária Gamers Club, além do Engenhariadas Sul e o Interatléticas UFSC.

Pela UFSC Titans, nollan disputou vários campeonatos universitários. Entre eles, a edição 2020 do TUeS onde conquistaram a segunda colocação. Banco do Brasil Game Series, JUBS e Copa Alcateia também foram outros torneios universitários. Em janeiro deste ano, a equipe foi convidada para participar da Kanui Esports Invitational, uma competição contra seis equipes profissionais de CS:GO do cenário nacional, Bravos, Jaguares, SWS, INTZ e as lineups femininas da 9z Team e Havan Liberty.

Continua depois da publicidade

UFSC Titans disputando o JUBS de CS:GO em Brasília.
UFSC Titans disputando o JUBS de CS:GO em Brasília. (Foto: CBDU/Divulgação)

Além disso, nollan está em um projeto de um time semiprofissional de Santa Catarina, o Floripa Stars. Nesse time, ele vem disputando alguns campeonatos como o Copa Gamerscard e disputarão o MGR Cup. Já atuou por outras equipes, Team Devils e Hadouken Gaming. Abaixo, alguns títulos e finais na carreira do Bruno “nollan” de Oliveira.

· 1st – Team Devils – 2ª Copa eFloripa

· 1st – Hadouken Gaming – 1ª Copa Arena

· 1st – Hadouken Gaming – SuperXP

· 1st – Hadouken Gaming – Arena Anime Gakuen

· 1st – UFSC Titans – Liga Universitária de eSports (LUE)

· 2nd – Team Devils – 1º ASF Arena Stars Floripa

· 2nd – Hadouken Gaming – ClansBR Cup Joinville

· 2nd – Hadouken Gaming – 1º Arena Duality

· 2nd – UFSC Titans – Torneio Universitário de eSports (TUES)

· 2nd – UFSC Titans – Jogos Universitários Brasileiro de eSports (JUBs)

Sobre o TUeS, a expectativa para a UFSC Titans é de vencer o torneio. Na última edição, ficaram com o vice campeonato, talvez essa seja a maior motivação para a equipe buscar o tão sonhado título. Lembrando que a fase regional Sul de CS:GO ocorrem nos dias 11 e 12 de setembro, com as finais no mês de outubro. Caso nolllan e seus companheiros avancem, em novembro acontecem as partidas da fase nacional e em dezembro a grande final.

Leia também:

Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games