Santa Catarina ganhou um novo reforço para as buscas de pessoas desaparecidas: o cão Bono, um labrador que faz dupla com o cabo do Corpo de Bombeiros Militar, Matheus Premoli, e que foi aprovado, na última semana, nos testes de buscas rurais e buscas por restos mortais. A dupla atua em Araranguá, no Sul catarinense.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O animal, que já nasceu com a genética de dois cães de busca, chegou em Santa Catarina em dezembro de 2019 e iniciou os treinamentos com foco nas certificações. De lá pra cá, sempre esteve ao lado do cabo Premoli.

– É muito emocionante e gratificante termos um cão de busca certificado aqui no Sul do Estado. Quem está de fora não sabe o quão trabalhoso é formar um cão, e nada disso seria possível sem ter o apoio dos meus amigos, que considero minha segunda família – disse Premoli sobre a preparação do Bono.

As provas ocorreram na Floresta Nacional de Três Barras, e a dupla formada por cão e humano (chamada de binômio) provou que esta apta a buscas por pessoas vivas desaparecidas e, também, aquelas já em óbito.

Continua depois da publicidade

Cães treinados usam olfato para diagnóstico precoce do câncer de mama

– As grandes ocorrências, como, por exemplo, Brumadinho ou Presidente Getúlio, destacam a agilidade que o trabalho com cães traz nessas situações, com respostas aos familiares das vítimas – destacou o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), tenente-coronel Walter Parizotto.

O cabo dos bombeiros, Matheus Premoli, é a dupla de Boni e quem treinou o cão desde sua chegada a SC
O cabo dos bombeiros, Matheus Premoli, é a dupla de Boni e quem treinou o cão desde sua chegada a SC (Foto: Eduardo de Souza/Corpo de Bombeiros Militar)

Bono nasceu no Rio de Janeiro e veio para Santa Catarina ainda filhote. Ele é filho de uma labradora que atuava em SC, mas que foi doada aos bombeiros do Rio de Janeiro, e de um cão da Polícia Militar do estado carioca.

Leia também

Vídeo: cão dos Bombeiros de SC descobre vítima soterrada em Brumadinho

Novo decreto em SC mantém proibição de público nos estádios

Há chance de um novo apagão no Brasil por causa da crise hídrica?

Conheça os três novos cachorros da equipe de busca e resgate dos bombeiros de SC