A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) recomendam o cultivo de uvas Felícia e Calardis Blanc para o desenvolvimento de vinhos finos sustentáveis em Santa Catarina. Ambas as frutas são do tipo Piwi e viabilizam a produção de bebidas com sustentabilidade ambiental e econômica.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

As duas variedades foram desenvolvidas inicialmente na Alemanha, são resistentes às doenças fúngicas e têm passado por melhoramento genético. Essas características, somadas, contribuem para que esses tipos de uvas passem a ser utilizados para a produção de vinhos sustentáveis em Santa Catarina. 

Isso acontece porque as uvas do tipo Piwi proporcionam o desenvolvimento de vinhos finos com menos custos e impactos reduzidos ao meio ambiente. 

Continua depois da publicidade

Felícia

Essa variedade conta com genes de resistência a doenças como o míldio e oídio. Além disso, destaca-se pela alta produtividade, pois produz cerca de 18 toneladas de hectare em espaldeira.

A uva Felícia é bastante fértil e é recomendada para o desenvolvimento de vinhos finos, como espumantes. O aroma se caracteriza por ser frutado, delicado e floral. A bebida se caracteriza por um vinho leve ao paladar, acidez harmônica e com bastante frescor.

Calardis Blanc

Essa variedade foi lançada na Europa, em 2020, e conta com genes que resistem ao míldio, oídio e black rot. Assim como o tipo anterior, a Calardis Blanc conta com alta produtividade, pois produz entre 15 e 20 toneladas por safra.

Vale destacar ainda que a Clarins Blanc conta com tonalidade amarelo-esverdeada e pode ser utilizada para a produção de espumantes. Essa variedade conta com aromas de frutas brancas, cítricas e tropicais. Além disso, conta com acidez fresca e corpo leve, proporcionando uma sensação agradável ao paladar.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como é uma visita a uma vinícola?

Quais tipos de vinho servir em um casamento?