O agronegócio é um dos setores que, apesar da pandemia, nunca parou e nem pode parar. Afinal, além de ser uma das principais fontes de receita de Santa Catarina, é também fonte de abastecimento de alimentos para o Estado, o país e o mundo.

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Em Santa Catarina, segue como uma das grandes forças que movem a economia do estado. No primeiro semestre de 2020, respondeu por 72% das exportações catarinenses, com um faturamento que passa de US$ 2,87 bilhões.

Com o intuito de tornar mais ágil a gestão da cadeia do agronegócio, assim como a conexão de dados do setor, quatro novas soluções estão fazendo a diferença quando o assunto é impulsionar o setor e favorecer a competitividade dos empresários e agropecuaristas do país.

— O mundo é tecnológico e digital. Os sistemas e tecnologias são desenvolvidos e se multiplicam todos os dias para facilitar todas as relações da sociedade mundial. Conexão e uso de dados, de forma inteligente, não apenas impulsionam os negócios, mas os mantém sustentáveis e competitivos hoje e nos próximos anos — destaca a Head de Agronegócio da Senior Sistemas, Cintia Leitão.

A profissional destaca ainda que dados precisam ser gerados, armazenados e cruzados para que produzam, em tempo real, informações precisas que suportem as tomadas de decisão e melhorem a rentabilidade dos negócios em todos os mercados.

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Diante deste atual cenário é preciso que se invista em sistemas de gestão em toda a cadeia do agronegócio. Conheça as novidades.

1 – Solução integrada que contribui para melhorar o desempenho no campo

A Senior Sistemas, empresa referência em tecnologia para gestão, em parceria com a GAtec, lançou uma plataforma que integra um sistema completo de gestão de desempenho no campo de forma nativa aos sistemas mais conhecidos do mercado como ERP, WMS, TMS, etc. A solução inovadora disponibiliza o controle de custos de forma simplificada, passando pelos processos agrícolas, controle da produção e comercialização das commodities.

O sistema engloba informações em painéis gerenciais que permitem tomar as decisões acertadas, com base em informações em tempo real.

— Viabilizamos juntos ao mercado o que há de mais moderno em gestão de cultivos. De nada adianta ao agropecuarista ter drones e sistemas de IoT ou inteligência artificial desintegrados. É necessário que haja a conexão de todos estes dados para que se tenha a informação em mãos — diz o especialista no Segmento de Agronegócio na Senior, Anaias Hafemann.

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2 – Gestão de relacionamento e força de vendas no agro: transformação digital no relacionamento dos canais de distribuição com os agricultores

Outro produto desenvolvido para o mercado rural é a plataforma Maxxsoft, um CRM voltado para de Gestão de Relacionamento no Agro. A missão do produto é fortalecer a gestão de relacionamento dos canais de distribuição do agronegócio com seus agricultores.

A plataforma reúne as melhores práticas dos programas de relacionamento das multinacionais do setor, mas também entrega uma ferramenta eficiente, fácil de usar e muito precisa em relação ao controle de dados e gestão de relacionamento de geração de propostas de valor aos agricultores pela força de vendas.

Com acesso pelo celular, o sistema também permite gerir informações de mercado sobre a área plantada e o potencial de vendas de insumos agropecuários por tipo de cultivo e região.

— Estamos falando da verdadeira transformação digital dos canais de distribuição que ainda faziam a gestão destas informações em Excel — diz o Presidente da ACIEG de Goiânia, Rubens Fileti.

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3 – Tecnologia na gestão de importações garante economia nos impostos

Levando em conta que os insumos produzidos pelo agronegócio brasileiro são comprados em dólar, ainda na lista de lançamentos tecnológicos para o agronegócio está uma solução pensada para este momento de variação cambial intensa.

— A ferramenta desenvolvida em parceria com a NARWAL permite gerir as variações do dólar e das movimentações, economizando drasticamente em impostos e taxas — destaca a Head de Produtos para o Agronegócio na Senior, Cintia Leitao.

— Este é o momento para a adoção deste tipo de tecnologia onde os cenários são antagônicos nas pontas de importação e exportação. É a hora do empresário do setor usar a tecnologia a seu favor e colocar muito dinheiro no bolso — diz o CEO da Narwal, Luiz Silva.

4 – Automação do mercado cafeeiro leva agilidade ao setor

A quarta solução pensada para o agronegócio é focada no mercado de café. Junto com a MD Sistemas, uma das empresas coligadas ao grupo Senior Sistemas, foi criada uma solução que permite fazer a gestão integrada das lavouras de café.

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— Conectamos tecnologia para automatizar toda a operação do café: desde a compra, venda, armazenagem, logística e até a exportação — comenta a Head de Agronegócio na Senior.

Com mais de 30 anos de expertise em tecnologia para a gestão, a Senior hoje já possui mais de 12 mil clientes, sendo mais de 700 da carteira de agronegócios. Players importantes como: Grupo Scheffer, Grupo Horita , Grupo Atto, Rural Brasil, Yara Fertilizantes, ADAMA, Coocafé, entre outros. A empresa acredita que mesmo com a pandemia, as inovações para o agronegócio podem trazer um aumento de 10% nos negócios em 2020.

Para conhecer mais sobre essas e outras inovações da Senior, clique aqui e confira.