Seis escolas públicas de Santa Catarina foram eleitas referências no Estado em um prêmio do Tribunal de Contas catarinense (TCE-SC) que reconhece e estimula boas práticas nas redes municipais de educação. As unidades ganhadoras receberão a premiação em uma cerimônia durante o 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó, previsto para ocorrer entre a próxima segunda (16) e terça-feira (17).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O “Prêmio Lume: escola referência” escolheu uma vencedora para cada uma das seis mesorregiões de educação no Estado: o Oeste, o Norte, a Serra, o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Sul.

Conheça as seis escolas municipais de referência em SC

Como foi feita a escolha das vencedoras

Puderam concorrer ao prêmio todas as escolas municipais com oferta de ensino fundamental e que forneceram as informações suficientes para terem o seu Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE-SC.

Continua depois da publicidade

O índice montado pelo Tribunal leva em conta diversos indicadores para aferir a qualidade educacional da escola avaliada, como proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da unidade, infraestrutura, acesso e permanência dos alunos, e contextos socioeconômicos.

A partir dessa seleção prévia, uma comissão de auditores fiscais elenca as dez escolas públicas municipais de cada mesorregião com maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), um índice também calculado a partir de informações que constam no Painel ICMS Educação do TCE-SC.

O IEN considera, contudo, aspectos variáveis não mensuráveis por outros indicadores disponíveis, como ambiente escolar salubre, boa relação entre professores e alunos, projetos de professores aplicados na escola ou em sala, boa execução da proposta pedagógica, segurança no entorno e localização da escola, conforto das acomodações, qualidade dos livros didáticos e da merenda, entre outros itens.

Depois disso, a escolha dos vencedores passa por uma etapa de validação, em que uma comissão de especialistas verifica na prática as evidências que comprovaram os indicadores de classificação. Nessa fase, os gestores das escolas ainda responderam a um questionário e cederam entrevistas.

Continua depois da publicidade

Por fim, os organizadores chegam a um resultado final ao atribuir notas a cada uma das unidades a partir de critérios e pontuações previstas no regulamento do prêmio.

Durante o 6º Fórum TCE Educação, as escolas que chegaram ao menos à fase de validação, que definiu um top-10 de cada mesorregião, também serão reconhecidas com um certificado.

Leia mais

Professora de SC vence prêmio nacional de ensino de arte para crianças: “Emocionante”

Doze cidades de SC são alertadas pelo TCE sobre falta de investimento obrigatório em Educação