Existem diversas formas de se preparar uma boa tainha e todo mundo tem uma receita que atiça o paladar. Pescado que domina as mesas em Itajaí nesta época do ano, a tainha também é a estrela do concurso Sabor do Mar, promovido pela RBS TV e que comemora o aniversário da cidade.

Continua depois da publicidade

A final, que ocorre neste sábado ao vivo durante o Jornal do Almoço, vai escolher entre três opções o melhor prato feito com o peixe. Confira as receitas finalistas e torça pela sua preferida!

Tortinha de tainha

A Malena Bernardes viu a chamada do concurso na televisão e correu para a cozinha inventar esta tortinha de tainha, fácil e que pode até ser preparada reaproveitando sobras do peixe. Na hora de servir, a sugestão da criadora é fazer uma salada de acompanhamento.

Ingredientes ? 500 g de batatas cozidas com sal e amassadas com 2 colheres de sopa de manteiga ? 500 g de carne de tainha temperada com sal, assada, desfiada e sem espinha ? Salsa picada a gosto ? 2 gemas ? 2 colheres de azeite de oliva ? Sal a gosto

Continua depois da publicidade

Modo de preparo ? Em uma tigela misture as batatas amassadas com a tainha desfiada. Verifique o sal e corrija, se necessário. Adicione as gemas, o azeite de oliva e misture bem até a massa ficar homogênea. Unte formas de empada ou de cupcakes com azeite de oliva e preencha-as com a massa até o limite da forma. Asse até dourar em forno pré-aquecido a 200 ° C.

Desenforme as tortinhas e use a salsa picada para decorar.

Tainha recheada

Ova, camarão, farinha de mandioca. Neste prato, criado por Juciane Meirinho Bacca, ingredientes tradicionais da culinária itajaiense se unem ao peixe para criar uma deliciosa tainha recheada. Para acompanhar, sirva o prato com pirão e bolinho de peixe.

Ingredientes:

Para o vinagrete: ? 3 tomates maduros médios picados em cubos ? 2 cebolas médias picadas em cubos ? 1 maço de salsinha picada ? 1 copo de azeite ? 1 copo de vinagre ? 1 colher de chá de sal Para a tainha: ? Uma tainha de tamanho médio com ovas ? Batatas – cortadas ao meio na quantidade necessária para forrar uma forma

Para o recheio: ? 2 colheres cheias de manteiga ou margarina ? 1 cebola bem picada ? Ova de tainha cortada em cubos pequenos ? Farinha de rosca ( quanto baste) ? 200 g de camarão cru ? Salsinha a gosto ? Sal a gosto Modo de preparo. ? Prepare o vinagrete um dia antes de fazer a tainha. Misture todos os ingredientes e deixe descansar. No dia seguinte, limpe a tainha, deixando a cabeça. Retire a ova, limpando bem por dentro. Passe sal fino por dentro da barriga do peixe e reserve. ? Faça a farofa refogando a cebola na manteiga. Acrescente as ovas e, sem mexer muito, vá adicionando aos poucos a farinha de rosca. Teste o ponto: a farofa precisa ficar molhada. Adicione salsinha e sal a gosto. Desligue o fogo e misture os camarões, incorporando-os à farofa. ? Recheie a tainha com a farofa. Costure a barriga e transfira o peixe para uma forma forrada com as batatas. Passe sal fino na tainha, esfregando bem para que o tempero não fique em excesso na pele do peixe.

Continua depois da publicidade

Pegue o vinagrete feita na noite anterior e jogue sobre a tainha – a dica de Juciane é usar pouco líquido para que a carne não fique com muito gosto de vinagre. ? Forre a forma com papel alumínio e leve ao forno a 200 ° C por uma hora. Depois retire o alumínio para dourá-la.

Sweet Love Tainha

A receita criada por Haroldo Ribeiro de Faria Júnior reúne ingredientes inusitados, como as nozes, a macadâmia e o mel da bracatinga, árvore bastante comum na Serra catarinense. Sirva com arroz e bom apetite!

Ingredientes: ? Uma tainha limpa de aproximadamente 2 kg ? 500 g de nozes ? 250 g de macadâmia ? 300 g de banana ouro ou banana figo bem madura ? Farinha de biju ( quanto baste) ? Suco de limão siciliano ? Uma colher e meia de sobremesa de sal grosso do Himalaia

Modo de preparo ? Marine a tainha com o suco de limão e o sal. Deixe descansar. Em seguida, passe um pouco de farinha de biju dentro da barriga do peixe. Reserve. ? Faça uma farofa com a banana picada, as nozes e a macadâmia trituradas. Recheie a tainha com esta farofa, costure-a e transfira-a para uma forma. Cubra com papel alumínio e asse por 30 minutos a 150 ° C. ? Depois, retire o alumínio e pincele a parte externa do peixe com mel da bracatinga. Asse por mais 15 minutos.

Continua depois da publicidade