Música, cultura e diversão marcam a 34ª Marejada de Itajaí, a maior festa do pescado do Brasil. O evento está em andamento desde a última quinta-feira (6) e terá programação até dia 23 de outubro. Ao longo dos 18 dias, mais de 100 apresentações musicais passarão pelo Centreventos Itajaí.
Continua depois da publicidade
> Gastronomia com peixes e frutos do mar é destaque na 34ª Marejada
Os dois palcos da festa (Gastronomia e Sardinha) receberão uma grande diversidade de atrações, que vão desde o pop, rock, MPB, samba, axé e jazz, até a música tradicionalista. Ainda, o restaurante Tasca Portuguesa, que traz ao evento o sabor típico de Portugal, terá apresentações de fado com a cantora Celia Pedro.
De acordo com a Prefeitura de Itajaí, todos os talentos são do município e da região. Ou seja, a programação foi cuidadosamente planejada para valorizar os artistas locais e dar visibilidade à diversidade musical de Santa Catarina. Atrações de dança também marcam a programação do evento
Uma festa pensada para toda a família.
Evandro Neiva, secretário do Turismo de Itajaí, explica que a programação e os pilares do evento tiveram um objetivo em comum: construir uma festa para toda a família, com planejamento e organização.
Continua depois da publicidade
— Todo o trabalho que desenvolvemos para a 34ª Marejada teve foco em três pilares: sustentabilidade, inclusão e segurança. Por isso, além de uma festa de entretenimento, o evento é uma festa responsável e cultural. Oferecemos uma programação apenas com atrações locais e, ainda, conseguimos ampliar o espaço do parque para que mais pessoas conseguissem estar presentes —, afirma.
Ele destaca que, por se tratar de um evento plural, cada apresentação musical e atividade disponível foi pensada para atender diferentes públicos, de diversas faixas etárias e condições econômicas. Por isso, desde a gastronomia até às demais possibilidades de lazer foram pensadas com essa finalidade.
— Queremos que todos aproveitem essa festividade, com inclusão e respeito. Crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências, todos convivendo de forma harmoniosa no mesmo espaço. Trabalhamos muito para que as pessoas tivessem uma boa experiência na Marejada, com mobilidade, acessibilidade, cultura e gastronomia — ressalta o secretário.
Importância para o turismo e lazer
Além de fortalecer a cultura de Itajaí e oferecer à população uma opção gratuita, diversa e plural, a 34ª Marejada é muito importante para o turismo local. Evandro ressalta que um dos itens no planejamento desta edição foi inserir a festividade no calendário das principais festas de outubro.
Continua depois da publicidade
— A Marejada é feita especialmente para o público de Itajaí, mas também acolhe e entretém os turistas que aqui visitam. Recebemos bastante turistas no nosso município em outubro, por conta de outras festividades (como a Oktoberfest). Assim, trabalhamos para que a cidade se promova para o Brasil todo através do nosso evento — comenta o secretário.
Os impactos desta edição da Marejada já foram sentidos no setor hoteleiro. Evandro destaca que os hotéis têm ampliado a demanda no mês de outubro, com evoluções a cada edição do evento.
— Nós estimamos que 50% a 60% do público que visita Santa Catarina pela Oktoberfest aproveita para conhecer a Marejada — pontua.
Opções para o Dia das Crianças
O feriado de Nossa Senhora Aparecida é celebrado na próxima quarta-feira (12), e coincidentemente, também marca o Dia das Crianças. Por isso, atrações para agradar os pequenos não faltarão na 34ª Marejada durante esta data. A principal delas é a área de lazer com parque de diversões.
Continua depois da publicidade
Crianças, adolescentes e adultos poderão aproveitar mais de 20 brinquedos, entre eles, montanha-russa, carrinho de choque e kamikaze. O valor de cada brinquedo é de R$ 12. Na área externa, também está disponível um bicicletário gratuito.
Há, ainda, uma área de diversão indoor, localizada em anexo ao Centreventos. O espaço conta com uma pista de patinação artística gratuita de 150 m², com empréstimo de patins e instrutores. Para as crianças menores, está disponível uma área kids, com piscina de bolinhas, carrossel e escorregador. O valor é R$ 40 por hora.
Durante o feriado de quarta-feira ainda haverá uma ação com personagens diversos para entreter os pequenos e garantir muitas fotos. A iniciativa é gratuita e ocorrerá das 11h às 14h.
A 34ª edição da Marejada
A Prefeitura de Itajaí estima que entre 250 a 300 mil pessoas passem pelo Centreventos nos 18 dias de Marejada. O acesso ao evento é gratuito, além disso, ele destaca-se por ser inclusivo e sustentável.
Continua depois da publicidade
A festa funciona todos os dias da semana, das 18h às 24h, e nos finais de semana, das 10h às 24h.
Para acessar o cronograma completo com todas as atrações, confira o site da Marejada.
Leia também
O que você precisa saber em Outubro para seu negócio decolar