Uma lenda urbana que começou na época da construção de Brasília, entre 1950 e 1960, e é comentada até hoje é a existência de túneis secretos que ligam os prédios dos três poderes na Esplanada. Também há outros relatos e mitos que giram em torno do local, que foram abordados em reportagem do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Outro relato que circula sobre o espaço é de de supostas “câmaras secretas” em prédios institucionais, como o do Ministério das Relações Exteriores.
FOTOS: Casa mais cara do mundo tem helipontos, cinema e garagem gigante
Em entrevista ao g1, o professor de arquitetura e urbanismo Benny Shvarsberg, da Universidade de Brasília explicou que há uma saída de segurança institucional da presidência, mas destacou que é impossível a existência de túneis.
Continua depois da publicidade
Por que começou a lenda dos túneis
O publicitário e autor do livro “Histórias de Brasília”, João Carlos Amador, explica que a lenda dos túneis começou porque o então presidente Juscelino Kubitschek tomou posse em meio a um ambiente político conturbado e passou a circular uma versão de que ele faria Brasília com rotas de fuga nos prédios públicos.
“A lenda começou dizendo que estavam construindo um túnel que ligava o Palácio do Planalto ao Congresso Nacional e o STF também. A partir daí foram surgindo variações de outros túneis”, contou Amador, em entrevista ao g1.
No entanto, Flavio Rodrigues Ferraz, doutor em arquitetura da Universidade de Brasília disse que não há túneis no projeto de Brasília.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vaca mais cara do mundo é do Brasil e está avaliada em R$ 21 milhões