A expectativa já invade os pavilhões das escolas de samba que vão disputar o Carnaval de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Três agremiações vão participar dos desfiles que ocorrem nos dias 10 e 12 de fevereiro, na Avenida XV de Novembro, no Centro do município, e prometem encantar o público que irá acompanhar de perto o espetáculo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

As escolas que disputam o título de Campeã do Carnaval neste ano são: Unidos do Herval, Vale Samba e Acadêmicos do Grande Vale. Cada uma será avaliada em quesitos como alegorias, fantasias, bateria, enredo e evolução.

Saiba como adquirir ingressos para o Carnaval de Joaçaba 2024

A Unidos do Herval será a primeira a desfilar. Em seguida vem a Vale Samba e, fechando a primeira noite, a Acadêmicos do Grande Vale. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho), a avaliação por parte dos jurados ocorre apenas no sábado (10), enquanto na segunda-feira (12) as escolas têm mais uma oportunidade de mostrar o que prepararam durante todo o ano ao público.

Continua depois da publicidade

Conheça as três escolas que vão disputar o Carnaval de Joaçaba 2024:

Acadêmicos do Grande Vale

Fundação: 2012

Cores: Vermelho e branco

Títulos: 2019 e 2023

Samba-enredo: Tejo 50 anos

Fundada em 2012 pelo TEJO (Teatro de Joaçaba), a Acadêmicos da Grande Vale é a atual campeã do Carnaval. Inclusive, os fundadores serão os homenageados no enredo que a escola traz para a avenida do samba, que vai celebrar os 50 anos do grupo teatral.

“O enredo “Tejo 50 Anos” é uma celebração à história do Grupo Tejo, um dos grupos artísticos com mais tempo de atuação em Santa Catarina, e é, também, uma homenagem à trajetória e conquistas das trabalhadoras e trabalhadores da cultura da nossa região”, pontuou a escola nas redes sociais.

Ouça o enredo

Confira fotos da Acadêmicos do Grande Vale

Unidos do Herval

Fundação: 1981

Cores: Preto, vermelho, amarelo e branco

Títulos: 1981, 2005 e 2014

Samba-enredo: Mulher brasileira em primeiro lugar

A Unidos do Herval é a representante de Herval D’Oeste no Carnaval. Nos mais de 40 anos de história, a agremiação venceu três vezes, sendo o último título em 2014, quando dividiu o troféu com a Aliança. Neste ano, a escola vem para a avenida com o enredo “Mulher brasileira em primeiro lugar”, que homenageia figuras femininas icônicas da história brasileira.

Continua depois da publicidade

“A narrativa homenageia figuras femininas icônicas brasileiras, destacando a importância do respeito às mulheres de todas as classes e cores. O enredo também enfatiza a sabedoria na luta, lealdade na conduta e a fé no coração, celebrando a mulher brasileira como autora de sua própria história, sempre em primeiro lugar”, destaca a escola.

Ouça o enredo

Confira fotos da Unidos do Herval

Vale Samba

Fundação: 1979

Cores: Azul e branco

Títulos: 1979, 1981, 1982, 1987, 1994, 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2008, 2011 e 2012.

Samba-enredo: Raízes

Maior vencedora do Carnaval e escola mais antiga da cidade, a Vale Samba foi vice-campeã no ano passado. Durante os 45 anos de história, deixou de participar dos desfiles em duas oportunidades: em 2017, devido à morte do presidente Alcemir Ribeiro, e em 2018, por conta de problemas financeiros.

Porém, retornou em 2019, quando comemorou os 40 anos de fundação. Para o desfile deste ano, a agremiação vem com o samba-enredo “Raízes”, que fará uma viagem as diferentes origens da nação brasileira, desde os povos originários até a chegada dos escravizados vindo da África e dos imigrantes europeus.

Continua depois da publicidade

Ouça o enredo

Confira fotos da Vale Samba

Leia também

Veja programação dos blocos de rua no Carnaval 2024 de Florianópolis

Pré-carnaval 2024 começa com tradicional Volta à Praça XV em Florianópolis