A Ponte Hercílio Luz sempre teve uma certa exclusividade. O modelo de construção complexo e inédito no mundo foi um teste para engenheiros e uma novidade estrondosa em 1926, quando foi inaugurada em Florianópolis. Apenas outras duas pontes no mundo inteiro foram feitas com o vão central suspenso por uma barra de olhal, o que traz as curvas arquitetônicas da obra. No entanto, as duas irmãs da “Velha Senhora” não suportaram o tempo e a Hercílio Luz é a única do estilo que persiste no mundo.
Continua depois da publicidade
As duas irmãs da Hercílio Luz foram inauguradas dois anos depois da catarinense, em 1928. Ambas ficavam no estado de Ohio, nos Estados Unidos, e cruzavam pontos diferentes do Rio Ohio, conectando cidades ao estado vizinho de Virgínia Ocidental.
A Silver Bridge, construída pela mesma empresa responsável pela Hercílio Luz, teve um fim trágico. No dia 15 de dezembro de 1967, no horário de pico do trânsito, um colapso na ponte fez a estrutura cair e causar a morte de 46 pessoas. Investigações nos destroços mostraram que a causa foi a falha em uma das barras de olhal e que a ponte estava sobrecarregada e com pouca manutenção. Uma rachadura de três milímetros teria sido o ponto inicial do desastre. O caso acendeu o alerta para as condições da Hercílio Luz e acabou sendo um dos fatores que levaram à interdição da ponte em Florianópolis nos anos 1980.

O colapso da Silver Bridge é até hoje comentado nos Estados Unidos por ser o acidente com o maior número de mortes em uma ponte já registrado no país. Tornou-se também um fato muitas vezes citado dentro de lendas urbanas, como a que liga o desabamento a um ser estranho chamado de "homem mariposa", que foi descrito no livro de um ufólogo ligando vários casos estranhos na cidade de Point Pleasant (onde ficava a ponte). O livro inclusive virou filme em Hollywood, lançado no Brasil em 2002 com o nome de "A Profecia das Sombras" e o ator Richard Gere no papel principal de um jornalista que investiga o homem mariposa e a tragédia da Silver Bridge.
A terceira ponte do estilo sobreviveu por mais tempo. A Fort Steuben Bridge foi construída para ser uma ligação rápida em uma área industrial, com tráfego intenso de caminhões. Com manutenções periódicas, a ponte resistiu até 2012, quando foi demolida. Antes disso, em 2006 passou a ter um limite de carga e em 2009 foi totalmente fechada por conta da deterioração da estrutura. A demolição ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2012, e a ligação foi substituída por uma outra ponte construída ao lado da Fort Steuben Bridge nos anos 1990.
Continua depois da publicidade
