Nesta terça-feira (11), Joinville renovou o contrato com a cidade irmã Schaffhausen, que fica na Suíça. Com a assinatura, as duas cidades poderão continuar proporcionando trocas de conhecimento e experiências entre seus moradores por mais quatro anos, como tem feito desde 2007, quando o primeiro contrato foi estabelecido.
Continua depois da publicidade
Cidades Irmãs são locais que traçam uma relação de "paradiplomacia", já que não dependem da definição do Governo Federal para isso, e estabelecem laços de cooperação. Eles podem ser na cultura, nos esportes, na economia ou no meio ambiente. A partir da "irmanação", fica mais fácil para os moradores destas cidades viabilizarem projetos que permitam o intercâmbio entre elas.
Isso pode acontecer, por exemplo, na área da educação (com alunos de Ensino Médio ou de Ensino Superior que passam um período na instituição de ensino de outro país), na área da cultura (com artistas que levam seus espetáculos para a cidade irmã) e na área da pesquisa.
Entre Schaffhausen e Joinville — que tem uma ligação histórica já que foi de lá que saíram muitos imigrantes que optaram por viver na Colônia Dona Francisca em 1851, diante da crise econômica e política da Europa na época — a parceria nos últimos 13 anos foi principalmente na área das artes.
Conheça as outras cidades irmãs de Joinville:

Zhengzhou, na China
Continua depois da publicidade
Localizada no meio do território chinês, Zhengzou é uma cidade grande, com 10 milhões de habitantes. Nela existe o famoso Templo de Shaolin, que inspirou muitos filmes de artes marciais. É também uma cidade histórica famosa, já que foi a capital da Dinastia Shang há 3.500 anos. Em seu convênio com Joinville, estudantes universitários já foram estudar em universidades chinesas.
Chesapeake, nos Estados Unidos
A cidade está no Estado da Virgínia e é menor e mais jovem do que Joinville. Sua população é estimada em 225 mil pessoas e sua fundação é de 1963. É conhecida pelo valor ambiental, já que concentra reservas ambientais e muito lagos e rios.

Spišska Nová Ves, na Eslováquia
O primeiro registro de Spišska Nová Ves é de 1.268, quando fazia parte do Reino da Hungria. Atualmente, tem apenas 39 mil habitantes. Sua economia é baseada, principalmente, no turismo.

Langenhagen, na Alemanha
Situada em Hannover, na Baixa Saxônia, é uma cidade pequena, de 71 quilômetros quadrados e 54 mil habitantes. Sua principal fonte de economia e sua marca registrada é produção de armas.
Continua depois da publicidade
Joinville-le-Pont, na França
A cidade irmã que divide seu nome com Joinville foi fundada em 1790, na França, ainda com o nome de Branche-du-Pont-de-Saint-Maur. Ela se tornou Joinville-le-Pont em 1831 e, com isso, o príncipe francês François Ferdinand virou o "príncipe de Joinville", influenciando também no nome que ganharia a Colônia Dona Francisca, no Brasil, algumas décadas depois. Seus moradores são chamados de "Joinvillais" e, atualmente, são apenas 17 mil habitantes.