O sonho de representar Santa Catarina no Miss Brasil, o principal concurso nacional de beleza do país, e sair dele vencedora já se tornou realidade para algumas catarinenses. Ao longo dos 70 anos em que o concurso Miss Universo Brasil ocorre de forma oficial e recorrente, seis catarinenses levaram a faixa de ganhadoras. Seus nomes entraram para a história das competições de miss, e do mundo dos concursos de beleza do Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja fotos das misses de SC que venceram o Miss Brasil
Vera Fischer
Além da carreira como atriz, Vera Fischer fez história como modelo e vencedora do Miss Brasil 1969. Natural de Blumenau, ela representou Santa Catarina no concurso realizado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Depois de vencer o concurso nacional, Vera Fischer não tinha idade suficiente para concorrer ao Miss Universo, que só permitia a participação de quem tivesse mais de 18 anos. A solução adotada por ela foi falsificar os próprios documentos para a viagem aos Estados Unidos.
Ingrid Budag
Natural de Ituporanga, mas blumenauense de coração, foi representando a cidade que Ingrid Budag conquistou o Miss Santa Catarina e, depois, o Miss Brasil 1975. Vinda de origem simples e fascinada com o mundo dos concursos, depois de vencer a competição Ingrid esteve em 50 países, morou em alguns e lançou uma autobiografia em 2014.
Isabel Beduschi
Eleita Miss Brasil em 1988, Isabel Beduschi foi a terceira catarinense a levar o título nacional na competição realizada em São Paulo naquele ano. Ela também foi Miss América do Sul e chegou a participar do Miss Universo, mas não conquistou vaga na semifinal.
Taíza Thomsen
A joinvilense Taíza Thomsen foi a segunda colocada no Miss Brasil 2002, que teve uma reviravolta meses depois. A organização descobriu que a vencedora original, Joseane Oliveira, representante do Rio Grande do Sul, era casada desde 1998. Assim, foi dado o título à representante de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, Taíza processou a organização do concurso por ter perdido a chance de participar do Miss Universo para uma candidata casada, o que contraria as regras da competição. Em 2006, ela ganhou novamente as manchetes dos jornais quando sua família anunciou seu desaparecimento. Em 2013, Taíza retornou ao Brasil após passar anos em Londres, e alegou que teria saído do país após ameaças de um ex-namorado.
Carina Beduschi
Natural de São José e representante de Florianópolis no Miss Santa Catarina, Carina Beduschi foi vencedora do Miss Brasil em 2005, sendo a última ganhadora catarinense da competição. Ela também foi por dez anos a última loira a vencer o concurso, título quebrado por Marthina Brandt em 2015.
Além de modelo, ela é arquiteta e hoje mora e trabalha em São Paulo. Na época, ela concorreu no concurso realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e a vitória garantiu uma vaga no Miss Universo na Tailândia. Carina também é prima de Isabel Beduschi, vencedora do Miss Brasil 1988.
Maria José Cardoso
A terceira mulher a ser eleita Miss Brasil também era catarinense. Natural de São Francisco do Sul, Maria José Cardoso se mudou para Porto Alegre (RS) logo criança. Assim, concorreu ao Miss Rio Grande do Sul e representou o estado gaúcho, e não o catarinense, na competição nacional que venceu em 1956.
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Quem são as catarinenses que concorrem a Miss Santa Catarina 2024
Falta de recurso pode acabar com sonho de catarinense no Miss Brasil
Quais são os principais concursos de Miss internacionais com etapas no Brasil