O terroir catarinense, com suas paisagens exuberantes e clima ameno, vem se consolidando como um dos mais promissores do Brasil. As características únicas do solo, altitude, clima e manejo das videiras se traduzem nos vinhos catarinenses de personalidade marcante, que conquistam cada vez mais paladares exigentes.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos explorar as nuances do terroir que contribui para o sabor e aroma característicos dos vinhos de Santa Catarina? Nesta jornada iremos desvendar os elementos que o tornam tão especial e os fatores naturais que favorecem o desenvolvimento de vinhos excepcionais.
Quais as características físicas e climáticas do terroir catarinense?
Há um amplo conjunto de fatores que ajudam Santa Catarina a se destacar na produção de vinhos no Brasil. Questões naturais, físicas e climáticas otimizam a qualidade das bebidas produzidas em solo catarinense.
Continua depois da publicidade
Clima
Santa Catarina conta com clima subtropical úmido e com temperaturas que tendem a oscilar entre 13 a 25º C. As chuvas são distribuídas durante todo ano, favorecendo a atividade agrícola, o cultivo das uvas e a produção dos vinhos. Além disso, as estações são bem definidas. Os verões são quentes e invernos mais frios.
Altitude
Santa Catarina conta com regiões com diferentes altitudes. Na parte litorânea predominam as áreas com altitudes com até 700 metros.
Há também regiões com médias e altas altitudes, como o Planalto Serrano. A região da Serra conta com altitudes que variam entre 1.000 e 1.800 metros. Inclusive, a região da Serra Catarinense, justamente por causa de altitudes mais altas, costuma ocorrer neve nos meses de inverno.
Solo
Como o índice pluviométrico é elevado e o clima é predominantemente úmido, o solo catarinense é úmido e favorece a produção de diferentes culturas. Desse modo, o cultivo de uvas é favorecido, potencializando o terroir catarinense e a produção dos vinhos.
Continua depois da publicidade
Como esses fatores influenciam o cultivo das uvas e o perfil dos vinhos produzidos?
Os fatores climáticos e naturais mencionados anteriormente, somados, contribuem para o cultivo de uvas em larga escala e ajuda a produzir vinhos com alta qualidade. Santa Catarina, inclusive, é um dos principais estados produtores de vinho no Brasil.
A Serra catarinense é a região do estado que mais produz vinhos e isso se deve ao fato da região ter altas altitudes e temperaturas amenas, principalmente no inverno. Essas características favorecem a produção de vinhos de altitude, principalmente nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Retiro e Urubici.
Leia também
Harmonização de vinhos com pratos típicos catarinenses
Vinhos de altitude: o que são e quais as principais características?