Sabe aquele conselho de amiga que serve para todas as horas? Sabe aquela dica superespecial para ser usada no dia a dia? Sabe aquela novidade do mundo da moda que precisamos saber? Pois é, esse mundo mulherzinha, que antes podia ser encontrado apenas nas conversas da escola ou do trabalho viraram hit da internet.

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Ele está ao alcance dos dedos e da tela do computador mostrado em páginas de lindos blogs de moda. Muitos desses endereços que trazem dicas de moda, maquiagem, novos produtos e uma infinidade de outros assuntos viraram parada obrigatória e até lançam ou alavancam tendências do mundo fashion.

Território livre e sem preconceito, a internet recebe todo tipo de informação. E foi nela que os blogs considerados de moda, em sua maioria, se fizeram. O segmento se destaca pela quantidade e qualidade de material que circula em páginas do mundo todo.

É a moda, que invadiu as telas dos computadores pelas mãos de mulheres, garotas e meninas muito talentosas e que adoram tendências e passarelas. Em Joinville, cidade com maior população do Estado, mas ainda conservadora em muitos aspectos e voltada para a indústria, a realidade não é diferente e tem muita gente fazendo história com suas postagens.

Para Raquel Longhi, professora de jornalismo digital e coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os blogs são duas coisas: manifestação da opinião das pessoas e uma ferramenta para elas se inserirem no mundo virtual.

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Ela diz que o desenvolvimento da web, com uma maior importância das redes sociais, fez com que os blogs se tornassem fundamentais.

– Do ponto de vista do jornalismo, tornam-se ferramentas imprescindíveis tanto para jornalistas quanto para os meios, que utilizam blogs como instrumentos de socialização e contato maior com o público – afirma.

No entanto, em um espaço tão democrático e livre, nem sempre é fácil saber o que pode ser verdadeiro e real do que é apenas informação desencontrada. Por isso, às vezes, fica difícil para o internauta saber o que ler.

Quanto ao conteúdo dos blogs, Raquel acredita que cabe ao leitor filtrar as informações confiáveis e pertinentes.

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– A internet, como grande Babel que se transformou, tem de tudo, e isto vale para os blogs. É pela forma como tratam a informação que tais profissionais constroem sua credibilidade e fazem sua audiência.

A disseminação da informação que veio com a internet, blogs e redes sociais, segundo Raquel, mostra um “universo de opiniões”. E ela avalia os blogs como ferramentas “extremamente importantes” para a comunicação contemporânea.

– Exatamente por dar voz ao leitor, por colocá-lo junto do produtor da notícia, no sentido de que ele pode ser ouvido e é levado em consideração antes de tudo. Hoje, o jornalismo está focado para a notícia e para o leitor, objetivo principal do ato de informar, e os blogs são fundamentais neste processo – enfatiza Raquel.

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