A cerveja ocupa um lugar especial na cultura inglesa, com destaque para as Ales, cervejas de alta fermentação que têm sua história intensamente ligada aos famosos pubs ingleses.
Continua depois da publicidade

A Newcastle é a representante mais famosa do estilo Brown Ale, com sua coloração marrom, aroma de malte torrado e caramelado, baixo corpo e sabor suave de malte caramelado e tostado com leve amargor. Ao contrário do que a cor escura sugere, é uma cerveja suave e refrescante.
Foto Heineken, Divulgação

A Chiswick Bitter, fabricada pela Fuller’s, é uma fiel representante das cervejas de baixo teor alcoólico tão comuns na Inglaterra. Com apenas 3,5% de álcool, apresenta aroma destacado de lúpulo com leve toque de malte. A cerveja não é encorpada (devido ao baixo teor alcoólico), mas o sabor se destaca com malte e boa dose de lúpulo, com amargor pronunciado.
Continua depois da publicidade
Foto Fuller’s, Divulgação

O lúpulo é um dos principais diferenciais das Ales inglesas, em especial nas cervejas India Pale Ale (IPA). A Fuller’s IPA, com 5,3% de álcool, apresenta coloração laranja escura, com aromas frutados e maltados com notas cítricas e herbais do lúpulo. É encorpada, com adocicado do malte e amargor do lúpulo.
Foto Fuller’s, Divulgação

O sabor tradicional de uma Ale inglesa é encontrado na Old Speckled Hen, uma bitter de 4,5% de álcool na versão chope e 5,2% na versão em garrafa, produzida pela Greene King. Possui coloração acobreada, baixa carbonatação, aroma destacado de malte caramelado e um toque de lúpulo, com sabor adocicadodo malte e leve amargor.
Foto Greene King, Divulgação
Fica a Dica:
Quem quiser tomar um pint de Ale em um autêntico pub inglês sem sair de Florianópolis pode ir ao The Black Swan Pub, na Lagoa da Conceição, que oferece uma boa variedade de cervejas inglesas em barril. ??????
Continua depois da publicidade